Brasil cai em ranking de corrupção, diz Transparência Internacional
Política

Brasil cai em ranking de corrupção, diz Transparência Internacional

País aparece na 106ª posição em índice que leva em conta a percepção de executivos, investidores, acadêmicos e estudiosos da área da transparência. É o pior resultado desde 2012

O Brasil alcançou sua pior colocação no ranking sobre a percepção da corrupção elaborado pela Transparência Internacional. O País aparece na 106ª posição entre 180 países avaliados pelo IPC (Índice de Percepção da Corrupção) em 2019, divulgado nesta quinta-feira 23.

Segundo a organização não-governamental, é o quinto recuo seguido do Brasil e representa o pior resultado desde 2012. Em 2018, ficou na 105ª colocação. Quanto melhor a posição no ranking, menos o país é considerado corrupto.

O relatório da Transparência Internacional aponta como entraves ao combate à corrupção no País o que classificou como “interferência política” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em órgãos de controle e a paralisação de investigações que utilizavam dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão de inteligência financeira que investiga operações suspeitas, que passou a se chamar UIF (Unidade de Inteligência Financeira).

Dinamarca, Nova Zelândia e Finlândia lideram o ranking. Síria, Sudão do Sul e Somália são considerados os países mais corruptos. Entre os países da América do Sul, o Brasil está atrás de Uruguai, Chile e Argentina, e à frente de Bolívia, Paraguai e Venezuela.

O ranking da Transparência Brasil analisa aspectos como propina, desvio de recursos públicos, burocracia excessiva, nepotismo e habilidade dos governos em conter a corrupção. O IPC é calculado com base nos níveis percebidos de corrupção no setor público por executivos, investidores, acadêmicos e estudiosos da área da transparência.



Comente esta reportagem