Dois dias após desmentir fake, Dino suspende transporte nas entradas e saídas da Ilha de São Luís
Política

Dois dias após desmentir fake, Dino suspende transporte nas entradas e saídas da Ilha de São Luís

Decreto do governador também incentiva prefeitos a disciplinar entradas e saídas de transporte intermunicipal de passageiros em seus respectivos territórios

Dois dias após usar o Twitter para desmentir a informação de que havia determinado a interdição e tráfego em estradas maranhenses, o governador Flávio Dino (PCdoB) editou decreto em que suspende os serviços de transporte rodoviário municipal de passageiros nas entradas e saídas da Ilha de São Luís —que, além da capital, localizam-se também os municípios de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

“Alguns criminosos espalharam a mentira abaixo. É apenas mais um baixo ataque político. Não acreditem e nem espalhem disparates”, publicou Dino no último dia 5, apontando no mesmo comentário que a fake news seria a seguinte: “o Maranhão todo a partir de amanhã estará fechado todas as fronteiras, inclusive entre regiões e municípios”.

No mesmo dia, Clayton Noleto, titular da Sinfra (Secretaria de Estado da Infraestrutura), também usou o Twitter para rebater a falsa informação.

“Criminosamente, pegaram uma lista de obras da @SinfraMA como sendo interdição e interrupção de tráfego em estradas. Mais uma mentira absurda perpetrada por quem não tem a menor compaixão pelo próximo e deseja criar alvoroço em tempos já tão difíceis”, escreveu.

Nessa terça-feira 7, porém, como medida de combate à propagação do novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão, o governador do Maranhão praticamente fez o que havia apontado como crime.

Segundo o decreto, a suspensão do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros nas entradas e saídas da Ilha de São Luís passou a valer desde as 7h desta quarta 8, e permanece em vigor até as 23h59min do próximo dia 13, período da Semana Santa.

A medida atinge todos os tipos de transporte coletivo, sejam os convencionais, os alternativos, os de fretamento e os de turismo. A restrição vale também para os ônibus que usam o ferry boat.

Ainda de acordo com a restrição imposta por Flávio Dino, fica também reduzida a um terço a quantidade de viagens dos ferry boats. Nas viagens mantidas, terão prioridade ambulâncias, viaturas policiais, caminhões e profissionais da saúde em viagem a trabalho.

O decreto prevê que o dinheiro dos bilhetes já comprados no ferry boat seja devolvido.

Em dos trechos do documento, Dino incentiva os prefeitos maranhenses a também editarem normas, não conflitantes com a sua determinação, disciplinando as entradas e saídas de transporte intermunicipal de passageiros em seus respectivos territórios.

Mais cedo, o governador publicou nas redes sociais documento em que o Ministério Público do Maranhão, Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), Seccional maranhense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Assembleia Legislativa do Maranhão e DPE (Defensoria Pública do Estado) declaram apoio à medida.



Comentários 3

  1. Pingback: Atual7

  2. Pingback: Hilton Gonçalo cobra Dino e sugere que governador passe a ser orientado por um infectologista – Blog

  3. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem