Edivaldo silencia sobre desobediência do secretário de Saúde ao isolamento social
Política

Edivaldo silencia sobre desobediência do secretário de Saúde ao isolamento social

Prefeito de São Luís não comentou sobre ato de seu subordinado, que contrariou principal medida de enfrentamento ao novo coronavírus

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) resolveu adotar o silêncio e deixar cair no esquecimento da população o ato de desobediência do secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, à principal medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus: isolamento social.

Conforme mostrou o ATUAL7, no último dia 19, o subordinado do pedetista aproveitou o domingo ensolarado para fazer caminhada na Avenida Litorânea, local que, duas semanas antes, teve os acessos fechados para a população em geral pelo Governo do Maranhão e pela própria Prefeitura de São Luís, com o objetivo de evitar que, sob o pretexto de realização de atividades físicas, pessoas acabassem gerando aglomeração.

“A pergunta que fica no ar é: a pessoa que pode ir pro front. Dentro de hospital e que está trabalhando com várias pessoas da saúde não pode andar sozinho na Litorânea que está aberta? Não posso entrar na insanidade. Tenho que cuidar do pulmão e da mente. Luta grande e não vou me prender a essas críticas não. Eu acho justo sair. Sozinho, como fiz”, alegou Lula Fylho, ao ser questionado pelo ATUAL7 sobre o descumprimento da determinação.

Ainda no domingo, já no final da noite, em sua conta no Twitter, mas sem mencionar sobre a caminhada na orla, o titular da Semus permaneceu fazendo pouco caso sobre as reprovações ao seu ato, classificadas por ele como “julgamentos”.

“Hora de parar um pouco. Domingo 23h já dar pra desligar. Enquanto muitos só pensam em fazer julgamentos eu continuo é trabalhando firme. Tem crise maior para cuidarmos. Vamos em frente, essa semana tende a ser duríssima. Deus abençoe a todos”, publicou.

Na madrugada dessa terça 21, irritado, Lula Fylho foi além e, em desdém às reprovações, disse que não apenas voltará a fazer caminhada na Avenida Litorânea no período de isolamento social, como também divulgar em rede social a nova desobediência.

“E amanhã vou andar novamente. Acho que vc gostou do meu nome. Vou postar. E pode falar. Não estou fazendo nada de errado e nem contrário às orientações. Pode começar os posts novos”, publicou no Twitter.

Edivaldo Júnior foi procurado pelo ATUAL7 por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), ainda no domingo, e novamente ontem, para se posicionar a respeito. No entanto, até o momento não se manifestou.

O silêncio impera também nas redes sociais, onde o pedetista, ironicamente, tem divulgado vídeos em que ele próprio pede à população que obedeça a medida de isolamento social, e investido dinheiro público em publicidade para reforçar essa orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde), Ministério da Saúde e, apesar da incoerência de seu titular, por técnicos da pasta comandada por Lula Fylho.

“O número de casos do novo coronavírus em São Luís continua subindo e, infelizmente, estamos entre as 12 capitais em situação de emergência. Para evitar o estrangulamento do nosso sistema de saúde é importante manter o isolamento social e redobrar os cuidados com a higiene”, alertou Edivaldo no Twitter, na última sexta 17, dois dias antes de seu secretário de Saúde fazer exatamente o contrário.

Apenas na capital, epicentro do novo coronavírus no Maranhão, segundo dados do boletim epidemiológico mais recente, já foram registrados 1.300 casos confirmados e 51 óbitos em decorrência da Covid-19.



Comente esta reportagem