Mesmo com salto de Covid-19 no MA, Flávio Dino prevê reabertura de comércio no dia 5, e escolas no dia 12
Política

Mesmo com salto de Covid-19 no MA, Flávio Dino prevê reabertura de comércio no dia 5, e escolas no dia 12

Governador usou live para fazer críticas a Jair Bolsonaro e promoção pessoal ao seu nome

Apesar do salto em número de casos confirmados e de óbitos em decorrência da Covid-19 no Maranhão, o governador Flávio Dino (PCdoB) destacou que prevê e deseja reabrir o comércio na Ilha de São Luís no próximo dia 5, e as escolas em todo o estado em uma semana depois, dia 12.

A informação foi dada pelo comunista nesta segunda-feira 20, em live de mais de 1 hora em que usou parte do tempo para criticar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), fazer promoção pessoal ao seu nome na urna em meio à pandemia e —em tom professoral e com oratória recheada de técnicas de apresentação— tentar dar aula sobre o avanço do novo coronavírus em outros estados.

Segundo Dino, seu desejo e a previsão da gestão estadual é permitir a reabertura das atividades comerciais em São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar a partir do dia 5 de maio, com a adoção de medidas sanitárias. Para os demais 213 municípios maranhenses, cada prefeito permanece liberado para definir quais empresas devem permanecer fechadas e quais podem reabrir.

“No que se refere à atividade econômica, atividade comercial, o decreto, no que se refere à Ilha de São Luís, está prorrogado até o dia 5 de maio. Nosso desejo é que no dia 5 de maio haja a retomada de todas as atividades, porém, com normas sanitárias”, disse, citando genericamente trechos de “estudos científicos do mundo inteiro”, divulgados pelo biólogo e pesquisador científico Átila Iamarino, que destacam a necessidade de atenção redobrada à higiene, enquanto não houver remédio ou vacina contra o novo coronavírus.

“Quero me dirigir especialmente ao empresariado do meu estado, que é muito importante compreender aquilo que estudos científicos do mundo inteiro estão registrando: que a pandemia do coronavírus é de longa duração. Não há previsão quanto ao seu término porque não há remédio e não há vacina neste momento. Provavelmente vamos viver uma batalha que vai se estender por muitos meses e, por isso mesmo, devemos dar as mãos para que as medidas preventivas, em graus diferentes, sejam adotadas”, completou.

Em relação às escolas, segundo Flávio Dino, a previsão do Palácio dos Leões e desejo dele próprio é que as aulas sejam retomadas no dia 12 de maio. “Nossa previsão é de que as aulas retomem no dia 12 de maio, é o nosso desejo”, anunciou, mesmo tendo afirmado em outro trecho do discurso que “ninguém sabe prever com exatidão a trajetória de expansão” do novo coronavírus.

Para ter validade, o novo decreto ainda precisa ser publicado no DOE (Diário Oficial do Estado).

O primeiro caso confirmado de Covid-19 no Maranhão ocorreu no dia 20 março. Segundo dados da SES (Secretaria de Estado da Saúde), atualizados nesse domingo 19, com apenas um mês, já são 1.320 pessoas diagnosticadas com a doença no estado. Já o número de óbitos saltou do 1º, registrado no dia 29 de março, para 54 mortes até ontem.



Comentários 2

  1. Pingback: Atual7

  2. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem