Datailha aponta vitória folgada de Dida do Tio Luís em Tuntum sobre Fernando Pessoa
Política

Datailha aponta vitória folgada de Dida do Tio Luís em Tuntum sobre Fernando Pessoa

Deputado estadual lidera no item rejeição, com 48,6%

Se as eleições fossem hoje, o empresário Dida do Tio Luís, pré-candidato à Prefeitura de Tuntum pelo PSB, apoiado pelo prefeito Cleomar Tema, venceria com folga o seu opositor, o deputado estadual Fernando Pessoa (SD), segundo o instituto Datailha.

No cenário estimulado, o candidato pessebista tem 52,1% da preferência do eleitorado, contra 35,7% do parlamentar. Segundo a sondagem, 5,9% disseram que pretendem anular o voto, enquanto 6,3% afirmaram não saber em quem votar.

Dida do Tio Luís também mantém a dianteira no cenário espontâneo, com 44%, contra 30,5% do adversário. Nesse item, o próprio Tema, que não pode ser candidato, porque é reeleito, aparece com 2,4%, surgindo também o filho dele, Rafael, falecido recentemente, com 0,2%. O “candidato do Tema” tem 2,2%, e Adriano Gato 0,2%.

Ainda de acordo com os números, 20,5% disseram estar indecisos ou que anulariam o voto.

Rejeição

No item rejeição, Fernando Pessoa lidera.

Pelo menos 48,6% dos entrevistados afirmaram não votar no deputado de jeito nenhum, enquanto 34% disseram a mesma coisa sobre o candidato apoiado por Tema. 17,4% dos entrevistados afirmaram votar nulo ou branco ou não sabem em quem votar.

Contratada pelo blog do jornalista Djalma Rodrigues, a pesquisa Datailha foi realizada entre os dias 3 e 5 de agosto, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MA-0257/2020. Foram ouvidos 459 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Tema tem 56,9% de aprovação

A pesquisa também aferiu a administração de Cleomar Tema.

Segundo o Datailha, a gestão Tema tem 56,9% de aprovação da população de Tuntum, e 35,7% de desaprovação. Outros 7,4% não souberam responder.

Tema é conhecido na região Central do Maranhão como o político que não conhece derrotas, desde que ingressou na vida pública, na década de 1990.
Está no quinto mandato de prefeito e conseguiu eleger a esposa, a deputada Daniella Tema (DEM), com mais de 40 mil votos, sem apoio de nenhum gestor municipal.



Comente esta reportagem