Maioria em São Luís não quer prefeito do grupo de Edivaldo, aponta Ibope
Política

Maioria em São Luís não quer prefeito do grupo de Edivaldo, aponta Ibope

Dos 13 pré-candidatos ao Palácio de La Ravardière, apenas Neto Evangelista e Rubens Pereira Júnior disputam o apoio do pedetista e de sua base política

Questionada pelo Ibope a respeito do próximo prefeito da capital, a maioria dos eleitores de São Luís respondeu que gostaria que fosse alguém que não seja do grupo do atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Segundo a sondagem, esta é a preferência de 42% dos entrevistados, principalmente homens, entre 25 a 34 anos, com formação em ensino superior e que ganha mais de dois salários mínimos.

Outros 26% disseram desejar alguém que seja do grupo do pedetista; 24% que seja alguém de fora da política; e 8% não sabe ou não respondeu.

Dos 13 pré-candidatos incluídos na pesquisa estimulada do instituto, publicamente, apenas Neto Evangelista (DEM) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB) disputam o apoio de Edivaldo e de sua base política.

Evangelista, no caso, embora do DEM, tem como um dos padrinhos da pré-candidatura o senador Weverton Rocha, dono do PDT no Maranhão e responsável pela reeleição de Edivaldo Júnior. Com ele também está o PTB, de Pedro Lucas.

Já Rubens Júnior, tenta conquistar oficialmente o PT e, por ser o nome do PCdoB para o Palácio de La Ravardière, aguarda a declaração obrigatória de apoio do próprio Edivaldo, em possível obediência ao governador Flávio Dino (PCdoB).

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 30 de julho e 5 de agosto de 2020 e ouviu 602 eleitores, em pontos de grande fluxo de pessoas em São Luís. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MA-05532/2020.



Comente esta reportagem