Braide cai pela 1ª vez; eleição será decidida no 2º turno, mostra Datailha
Política

Braide cai pela 1ª vez; eleição será decidida no 2º turno, mostra Datailha

É a primeira queda do candidato do Podemos fora da margem de erro, desde o início da campanha

O candidato do Podemos à prefeitura de São Luís, Eduardo Braide, caiu mais de cinco pontos percentuais e agora tem 30% das intenções de votos, de acordo com pesquisa Datailha divulgada nesta quarta-feira 21.

A 25 dias do pleito, esta é a primeira queda do candidato fora da margem de erro, desde o início da campanha. Apesar da queda, ele mantém a liderança absoluta na disputa, com 39%. No levantamento anterior, divulgado do dia 6 deste mês, ele registrava 44,4%.

Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (DEM) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB) aparecem em triplo empato técnico.

Na pesquisa anterior, Duarte tinha 10,8% e agora 13,1%; Neto 8,5% e cresceu para 12%. Já Rubens Júnior, apesar da insistência em divulgar que possui o apoio do ex-presidente Lula (PT), apenas oscilou positivamente em 1,9%, indo de 7,1% para 9% de intenções de voto.

Em seguida, aparecem Jeisael Marx (Rede, 2,8%), Bira do Pindaré (PSB, 2,5%), Yglésio Moysés (PROS, 2,2%), Sílvio Antônio (PRTB, 0,6%), Franklin Douglas (PSOL, 0,5%) e Hertz Dias (PSTU, 0,2%).

Brancos e nulos somam 6,8% e não sabem/não responderam 11,4%.

Registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-04987/2020, a pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro e ouviu 1.080 eleitores em mais de 40 bairros da capital. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Votos válidos

Na simulação apenas com os votos válidos —quando são excluídos os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos, método usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial das eleições—, Braide aparece com 47,6%, indicando que a eleição caminha para ser decidida no segundo turno.



Comente esta reportagem