Escutec indica possibilidade de vitória de Braide no 1º turno
Política

Escutec indica possibilidade de vitória de Braide no 1º turno

Candidato do Podemos aparece com 51% dos votos válidos, mas é o segundo mais rejeitado pelo eleitorado de São Luís

Pesquisa Escutec, divulgada nesta quinta-feira 8, indica que o deputado federal Eduardo Braide pode vencer a disputa pela prefeitura de São Luís já no primeiro turno.

Segundo o levantamento, o candidato do Podemos aparece com apertados 51% dos votos válidos. Considerando os votos totais, Braide registrou 42% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem Duarte Júnior (Republicanos, 15%) e Neto Evangelista (DEM, 11%). Bira do Pindaré (PSB) e Rubens Pereira Júnior estão com 4%, cada. Também registraram empate Jeisael Marx (Rede), Carlos Madeira (SD) e Yglésio Moyses (PROS), com 2%, cada um.

Os demais candidatos, somados, chegam a 1%. Nenhum deles marcou 11%, e não sabem ou não responderam 6%.

Rejeição

A despeito da possibilidade de vitória no primeiro turno, Eduardo Braide é o segundo mais rejeitado pelo eleitorado ludovicense, segundo a Escutec. De acordo com a pesquisa, 13% dos eleitores ouvidos pelo instituto não votaria no candidato do Podemos. Apenas Bira é mais rejeitado, com 23%.

Os demais rejeitados são Neto Evangelista (9%), Duarte Júnior e Jeisael Marx (7%, cada), Yglésio Moyses e Rubens Júnior (6%, cada), Madeira (4%), Silvio Antônio (3%), Hertz Dias (2%) e Franklin Douglas (1%).

Uma parcela de 7% do eleitorado respondeu que não votaria para prefeito em nenhum deles, e 12% não soube ou não respondeu.

A Escutec ouviu 1 mil pessoas, entre os dias 2 e 6 de outubro de 2020 A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 90%. A pesquisa está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o número MA-03412/2020.



Comente esta reportagem