Chico Gonçalves melindra Carlos Brandão e Flávio Dino em crítica a Duarte Júnior
Política

Chico Gonçalves melindra Carlos Brandão e Flávio Dino em crítica a Duarte Júnior

Ida de candidato para o Republicanos, do vice-governador do Maranhão, teve aval do comunista. Filiação ocorreu mais de um mês antes da entrada de filhos de Jair Bolsonaro

O secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves, acabou melindrando seus chefes no Palácio dos Leões, Carlos Brandão e Flávio Dino (PCdoB), em crítica eleitoral feita ao deputado estadual e candidato a prefeito de São Luís, Duarte Júnior.

Militante da campanha de Rubens Pereira Júnior, Gonçalves publicou vídeo nas redes sociais em que destaca que o Republicanos (antigo PRB), partido de Duarte, é o mesmo partido dos filhos do presidente Jair Bolsonaro.

“Você conhece o time de Duarte? Você conhece o time de Rubens? Veja e compare”, provocou.

Ocorre que, além de Duarte, o próprio vice-governador do Maranhão é do Republicanos, que também integra a base aliada encastelada no Palácio dos Leões. Além disso, a saída do parlamentar do PCdoB para entrada no partido de Brandão, em viagem custeada com diárias da Assembleia Legislativa, em fevereiro deste ano, contou com o aval direto de Dino.

Foto: Douglas Gomes/Republicanos

A filiação do senador Flávio Bolsonaro e do vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, inclusive, foi feita mais de um mês após a ida de Duarte Júnior para o partido, não o contrário. O deputado federal Eduardo Bolsonaro permanece no PSL, antigo partido o pai.

À época, segundo o blog do John Cutrim, o vice-governador do Maranhão e o Republicanos informaram que a chegada dos filhos do presidente da República na legenda não teria qualquer relação com a política no Maranhão.

“Em hipótese alguma, enquanto eu estiver no partido, o Republicanos deixará de ser aliado de primeira hora do governador Flávio Dino, no Maranhão”, disse Brandão.

Procurado pelo ATUAL7, Chico Gonçalves rebateu que tenha melindrado Carlos Brandão e Flávio Dino. “Quem pode ficar e tem direito de ficar melindrado é o eleitor e a leitora com a tentativa de distorcer o debate. O que está em discussão não é a minha relação com o governador, mas a relação do candidato com os seus aliados”, disse.

Sobre o Republicanos ser aliado e integrar o governo comunista, Gonçalves respondeu, sem entrar em detalhes, que o candidato do Republicanos, para “sustentar” um de seus programas de governo, “invocou a sua vinculação com a base de Bolsonaro”. “Fato relevante para o debate eleitoral e a tomada de decisão do eleitor”, salientou.

Questionado a respeito de Flávio Dino usar as redes sociais durante a campanha eleitoral para, rotineiramente, apontar Duarte Júnior como um de seus candidatos à prefeitura da capital, mesmo sendo ele do Republicanos, Chico Gonçalves alegou que a base do governo não tem apenas uma candidatura à prefeitura de São Luís. “O governador está correto. O deputado Duarte integra a base de governo. Agora, eu apoio e voto no candidato Rubens, que também é da base do governo, sendo inclusive filiado ao partido do governador”, disse.

Duarte Júnior também foi procurado pelo ATUAL7. O candidato, porém, evitou confrontar diretamente as críticas feitas pelo secretário estadual de Direitos Humanos.

“Eu quero ser prefeito pra fazer de São Luís um lugar melhor pra todos. E, pra governar pra todos, é preciso conversar com todos. Logo no primeiro dia de governo, eu vou bater na porta do governador Flavio Dino, de quem fui secretário, aluno e de quem sou amigo. E vou a Brasília conversar com o governo federal pra trazer os recursos que precisamos. Eu vou fazer composição, em vez de fazer oposição. Porque, quando os políticos brigam, quem sai perdendo é o povo”, declarou.



Comente esta reportagem