Cinco dias após informar infecção, Duarte Júnior recebe exame negativo para Covid-19
Política

Cinco dias após informar infecção, Duarte Júnior recebe exame negativo para Covid-19

Candidato do Republicanos se prepara para retornar às ruas em campanha pela prefeitura de São Luís. MPF foi provocado a investigar o caso

No que pode ser a mais rápida recuperação de Covid-19 do planeta ou a que pode colocar na cadeia diversos atores do Poder Executivo estadual por grave crime contra a saúde pública, o deputado estadual e candidato a prefeito de São Luís Duarte Júnior (Republicanos) apresentou, na noite dessa quinta-feira 19, no Twitter, um resultado de exame para a doença, cujo resultado deu negativo.

Ocorre que, segundo o documento, a coleta do material examinado e a liberação do resultado ocorreu desde o último dia 16, apenas cinco dias após Duarte Júnior informar oficialmente que havia sido infectado pelo novo coronavírus, dia 11.

O novo exame, de não reagente para Covid-19, foi realizado pelo Cedro, e assinado pelo presidente do laboratório, Elie Georges Hachem.

Apesar da credibilidade do Cedro e de Elie Hachem no mercado, para ser confirmada, a cura relâmpago merece ser caso de estudo.

Alvo de investigação, já está sendo.

Conforme mostrou o ATUAL7, por iniciativa do advogado Alex Borralho, no início desta semana, o MPF (Ministério Público Federal) foi provocado a atuar no caso, após suposto exame do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) do Maranhão, atribuído a Duarte Júnior, apontar que o candidato estaria infectado pelo novo coronavírus desde o dia 5 deste mês.

Por envolver o pleito eleitoral, a investigação deve ficar aos cuidados do MP Eleitoral, chefiado no Maranhão pelo procurador da República Juraci Guimarães Júnior, marido da secretária estadual da Transparência e Controle, Lilian Guimarães. A Polícia Federal também deve entrar na apuração, e a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa abrir sindicância ou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

Se verdadeiro o suposto exame do Lacen-MA, Duarte Júnior pode ter colocado sob risco de infecção, conscientemente, um número incontável de pessoas na capital, incluindo idosos. Mais: servidores e a direção do laboratório público teriam envolvimento no suposto crime contra a saúde pública, já que por lei todos os diagnosticados com Covid-19 devem ser orientados sobre o isolamento social e acompanhados pelo Estado. O vice-governador Carlos Brandão, que é do partido de Duarte Júnior, e o governador Flávio Dino (PCdoB), que é aliado, apoiador e que declarou voto no candidato do Republicanos no segundo turno, também poderiam ter envolvimento.

Eventual confirmação de que o suposto exame é falso também complica a cúpula do Lacen-MA e do Palácio dos Leões. Isso poderia ocorrer pelo fato de que, sem a existência do exame, também não existiria o paciente e, por isso, não haveria necessidade de sigilo de informação. Logo, a suposta fraude já deveria ter sido esclarecida e os envolvidos na farsa eleitoral denunciados.

Em São Luís, segundo dados da SES (Secretaria de Estado da Saúde), desde o início da pandemia, 24.878 foram diagnosticadas com Covid-19 e 1.271 morreram em decorrência da doença. A letalidade é de 5.11%.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem