Mais jovem vereador da Câmara, Marlon Botão Filho priorizará valorização da zona rural
Política

Mais jovem vereador da Câmara, Marlon Botão Filho priorizará valorização da zona rural

Eleito com 2.013 votos, ele vai representar no parlamento municipal uma cidade de mais de um milhão de habitantes

Carlos Marlon de Sousa Botão Filho foi eleito, com 20 anos, o vereador mais jovem da Câmara Municipal de São Luís para a próxima legislatura, que se inicia em 2021 e vai até 2024. Este é o nome completo de Marlon Botão Filho (PSB), filho do secretário municipal de Cultura da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), também Marlon Botão.

Estudante universitário do curso de História da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), Marlon Botão Filho vive os melhores dias de sua vida. O gosto pela política vem desde muito jovem, ao acompanhar o trabalho do pai ou mesmo na empresa da família, uma produtora de audiovisual.

Conciliando os estudos e o emprego na produtora, Botão Filho encarou o desafio de ser vereador de uma cidade de mais de um milhão de habitantes e fisgou um assento no Palácio Pedro Neiva de Santana com 2.013 votos, quantidade necessária para ser o único eleito pelo seu partido.

Seu pai, Marlon Botão, tentou há pouco mais de oito anos, em 2012, quando ele tinha apenas 12 anos, uma vaga no mesmo parlamento. Na época, o atual secretário de Cultura obteve 1.391 sendo o quarto mais votado do Partido dos Trabalhadores, no pleito em que o partido só elegeu o vereador Honorato Fernandes (PT).

Jovem e cheio de vontade de fazer por São Luís, o vereador eleito pelo PSB garante que não esperou o dia 1º de janeiro para começar a trabalhar. “Pode registrar, também, que mesmo antes de assumir a gente já está buscando resultado positivo na prática”, disse ao ATUAL7, ao informar que firmou uma parceria com a Seduc (Secretaria de Estado da Educação) para levar um IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) para a zona rural. “O primeiro IEMA Rural [do Maranhão] vai ser na zona rural de São Luís, no Maracanã. Até 2022 vai funcionar”, disse com entusiasmo.

E é na zona rural que Marlon Botão Filho fincará uma das prioridades de seu mandato, que tem como predileção ainda a justiça social e a oportunidade para a juventude. “Temos que olhar a nossa zona rural. Vamos lutar incansavelmente para que a gente tenha a valorização da zona rural”, assegurou. “Entendo que a gente vive em uma sociedade desigual, onde precisa buscar em primeiro lugar a justiça social e isso é uma questão que iremos lutar muito, para que a nossa cidade seja uma cidade de oportunidades”, defendeu.

A juventude foi uma das marcas da campanha eleitoral de Botão Filho, com alusões e tiradas que despertavam o interesse dessa faixa etária como o bordão “Trabalhar pelo certo”. É desta forma que, diz ele, o parlamento municipal tem de investir no futuro. “A gente precisa pensar no futuro da cidade. E o que é o futuro? São os jovens. A gente vai buscar cada vez mais o empoderamento da juventude, através do empreendedorismo, de maiores ofertas dentro da educação, que a gente busque dar oportunidade a esses jovens a fazer o que gosta, o que ama”, disse.

Espaço na Mesa Diretora

Com a eleição da Mesa Diretora avizinhando, onde está consolidado, até então, a recondução do atual presidente da CMSL, Osmar Filho (PDT), ao cargo, o jovem vereador do PSB tem articulado um espaço de destaque na Câmara. “Na casa, a gente tá buscando um espaço na Mesa Diretora, para que a gente possa coordenar algumas situações importantes, para que a Casa fique mais próxima do povo, mais acessível, para ela busque cada vez mais uma celeridade nos processos” , disse, revelando suas pretensões.

Relacionamento com Eduardo Braide

No primeiro turno, Marlon Botão Filho acompanhou o candidato a prefeito do seu partido, Bira do Pindaré (PSB). No segundo turno, não poupou sola de sapato para pedir voto para o candidato Duarte Júnior (Republicanos), mostrando lealdade ao seu partido, que também apoiou o republicano. Esse movimento político, ao que parece, não foi uma barreira para atrapalhar o relacionamento de Botão Filho com Eduardo Braide logo após o desarme do palanque.

O vereador do PSB garante que houve diálogos com o prefeito eleito e deve ajudá-lo nos primeiros 100 dias de gestão. “Ele enquanto pessoa e prefeito eleito, tem um relacionamento bom com a gente e tem tido a minha admiração e estou animado para que a cidade possa ganhar”, finalizou.



Comentários 1

Comente esta reportagem