Bira assina CPMI para apurar se houve omissão do governo Bolsonaro na pandemia
Política

Bira assina CPMI para apurar se houve omissão do governo Bolsonaro na pandemia

Comissão pretende investigar o agravamento da crise de saúde pública no Amazonas, onde há registro de falta de oxigênio para os pacientes internados com Covid-19

O deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA) assinou requerimento para criar uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para investigar se houve omissão do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento da pandemia no Brasil e no agravamento da crise de saúde pública no Amazonas, onde há registro de falta de oxigênio para os pacientes internados com Covid-19.

Segundo o parlamentar maranhense, Bolsonaro cometeu graves crimes contra a saúde pública em série. Ele se baseia no fato de que o governo federal foi alertado sobre a falta oxigênio nas unidades hospitalares de Manaus (AM) dez dias antes da crise, e mesmo assim nada teria feito para prevenir o colapso do SUS (Sistema Único de Saúde).

“O caos em Manaus é consequência da irresponsabilidade, do negacionismo, da falta de empatia, da incompetência e da insanidade de quem governa o país. A população precisou ser socorrida pelos outros estados e pela doação dos artistas, que se mobilizaram. O presidente só atrapalhou”, disparou.

De acordo com a normativa da Secretaria Geral da Mesa, a CPMI deve ser composta por trinta parlamentares, sendo quinze senadores e quinze deputados federais, além do número igual de suplentes. A comissão tem o prazo de 90 dias para fazer as investigações a que se propõe.

A matéria é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede) e do líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon. Ao todo, são necessárias 27 assinaturas de senadores e 171 de deputados federais para instalar a CMPI.



Comentários 1

  1. Helena

    A omissão é óbvia, pois o presidente demitiu 2 ministro da saúde que são médicos porque eles queriam seguir a ciência, e o presidente amarrado ao seu próprio negacionismo e estupidez ñ aceitou tal direção, deixando no lugar um ministro militar que não sabe nem o que é o SUS e segue à risca o negacionismo de Bolsonaro inclusive indicando tratamento precoce contra a Covid quando que não existe. Eu não tenho nenhuma ilusão quanto ao futuro do Brasil. Votei nesta anta do presidente para não votar no Haddad e tentar barrar o PT cuja roubalheira foi escandalosa, eu sabia que Bolsonaro não seria um presidente competente, porém não sabia que ele é mil vezes pior, pois acredito que se o PT estivesse no comando do país nesta pandemia, os números não seriam tão catastróficos, pois talvez seguiriam a ciência, e não desestimulariam a vacinação como faz o presidente sistematicamente.

Comente esta reportagem