Eduardo Braide exonera comissionados da Prefeitura de São Luís
Política

Eduardo Braide exonera comissionados da Prefeitura de São Luís

Sem transparência, documento não informa quantidade exata, por lotação, de cargos em comissão exonerados

O prefeito Eduardo Braide (Podemos), de São Luís, exonerou todos os comissionados da administração direta e indireta do Poder Executivo municipal.

A informação consta no DOM (Diário Oficial do Município), na edição do último dia 4, mas publicada somente três dias depois, após o ATUAL7 noticiar o atraso, sobre o início de gestão acéfala. Ele também decretou a suspensão de todos os pagamentos pelos órgãos do Poder Executivo municipal, de processos em tramitação, que estejam pendentes de quitação.

Sem transparência, o documento informa quais pastas e órgãos sofreram baixa, mas não detalha a quantidade exata de exonerados, por lotação. O ATUAL7 solicitou essa informação à prefeitura, e aguarda retorno.

Todas as exonerações são de efeito retroativo a contar do dia 1º de janeiro, incluindo os cargos em comissão subordinados à Esmênia Miranda (PSD), tanto no gabinete de vice-prefeita quanto na Semed (Secretaria Municipal de Educação), onde foi confirmada como titular. Excetuam-se da determinação de exoneração de todos os cargos em comissão da administração direta e indireta apenas as proibidas por lei, tais como de gestantes, em gozo de licença-maternidade, licença para tratamento de saúde e situações afins.

Além das exonerações, o documento também traz a nomeação de todos os secretários e chefes de órgãos anunciados por Eduardo Braide para a nova gestão municipal, bem como de chefes de parte de autarquias.



Comentários 5

  1. Helena

    No caso da Semed, até ontem ñ se sabia quais gestores de escolas haviam sido exonerados, na questão dos diretores, há uma determinação judicial que determina a realização do seletivo/eleição para gestores de escolas porque o mesmo juiz anulou o certame que foi realizado em 2019 porque achou vício no edital, esta eleição só conseguiu empossar 11 diretores nas UEBs, ñ deu tempo de a gestão de Holanda atender à justiça, mas enquanto a atual gestão ñ realiza o certame, seria interessante que a Semed ouvisse a comunidade escolar antes de exonerar os atuais gestores e nomear outros indicados por políticos, pois tem péssimos gestores, por outro lado tem excelentes gestores cujo trabalho é muito relevante ñ só para as escola. Eu conheço gestores que nunca tiveram competência para dirigir nada, mas estão há 8 anos no cargo, e tb conheço muitos cujo trabalho é muito relevante, espero que a secretaria ouça a comunidade para saber se estas estão ou não satisfeitas com os atuais gestores das escolas de seus filhos.

  2. Sara Muniz Mazanori

    Ô Glória! Espero que aquelas funcionárias da Superintendencia de educaçao Especial tenham sido exoneradas também.
    Atualmente todos os Cuidadores Escolar e Monitores de transporte estão sendo obrigados a trabalhar com desvio de função. Alguns cuidadores de alunos estão trabalhando 40h por semana, sendo que desde março de 2019 os alunos estão em casa.
    Esse crime vem sendo corroborado pela Superintendência de Educação Especial sob a alegacão de que náo existem téc. Administrativos nas escolas e o cuidador não pode ficar em casa só recebendo. Assim, os cuidadores e monitores de transporte estão sendo obrigados a fazer todo o trabalho administrativo nas escolas.

  3. Victor

    Até o momento foram publicados três diários oficiais referentes aos dias 04, 05 e 06 de janeiro de 2021. Em nenhum desses diários ele nomeou o Secretário de Saúde. Em razão disso, vários servidores CTs, seletivos, e, pessoal das endemias não receberam salários. Ora, se o secretário é o ordenador de despesas, e, se ele não foi legitimado através da nomeação para que possa ser reconhecido pela instituição financeira como tal, cadastrando e validando sua assinatura digital, então os servidores permaneceram sem salários e sem condições de honrar seus compromissos financeiros.

Comente esta reportagem