Recuo de Dino em medida restritiva contra Covid-19 divide governo; secretários culpam Carlos Lula por falha
Política

Recuo de Dino em medida restritiva contra Covid-19 divide governo; secretários culpam Carlos Lula por falha

Menos de 12h depois de anunciar protocolo sanitário mais rígido, secretário de Saúde do Maranhão voltou a liberar aglomerações de até 150 pessoas

Secretários estaduais mais próximos do governador Flávio Dino (PCdoB), ouvidos reservadamente pelo ATUAL7, criticaram duramente o recuo do Governo do Maranhão na proibição de eventos que gerassem qualquer tipo de aglomeração pelas próximas duas semanas.

Menos de 12h após o anúncio da adoção da medida restritiva, apesar de manter a informação de que a aceleração alta de casos de internações na rede pública estadual pode provocar colapso no sistema, a gestão comunista recuou da decisão técnica que havia sido determinada pelo COE (Centro de Operações de Emergências) com base em dados científicos. Com isso, eventos com aglomerações de até 150 pessoas voltaram a ser permitidas em todo o estado.

Para os críticos, que demonstraram mais preocupação política que sanitária, a falha do secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, pode comprometer a imagem de Dino nacionalmente. Na visão deles, o titular da SES (Secretaria de Estado da Saúde), que é ainda presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), mostrou desorganização e falta de planejamento.

Uma outra ala, um pouco maior, defendeu a reconsideração, afirmando, sem apresentar justificativas, que o governo estadual agiu corretamente ao atender produtores culturais que ameaçavam reação imediata contra a medida restritiva. Esse grupo também afirmou que o protocolo sanitário mais rígido poderia prejudicar a economia maranhense.

Apesar de adotar expedientes iguais aos de Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento ao novo coronavírus –como distribuição de kits de medicamentos sem comprovação científica e sem eficácia a pacientes diagnosticados com a doença; e incentivar aglomerações, quando benéficas a aliados–, nas redes sociais, o governador do Maranhão tenta chamar a atenção e ganhar musculatura política atuando como antagonista do presidente.



Comentários 1

Comente esta reportagem