Covid-19: César Pires diz que falta coragem a Flávio Dino, que quer transferir responsabilidades
Política

Covid-19: César Pires diz que falta coragem a Flávio Dino, que quer transferir responsabilidades

Para deputado, governador do Maranhão adia a tomada de decisões por covardia e por temer a reprovação popular

O deputado César Pires (PV) cobrou firmeza do governador Flávio Dino (PCdoB) na tomada de decisões para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no Maranhão. Para o parlamentar, o comunista tenta transferir suas responsabilidades ao reunir chefes de outros Poderes e gestores municipais para, somente então, decidir se adota ou não medidas restritivas mais rigorosas contra o avanço da Covid-19 no estado.

“O governador lutou tanto para comprar vacina, mas quando foi autorizado pelo Supremo não comprou nenhuma. Sua contrapartida foi comprar seringas e luvas, e gastar milhões em mídia para dizer o que fez. Pediu o direito discricionário de tomar as atitudes que quisesse e foi autorizado. Mas se acovardou e foi preciso um juiz decretar lockdown para que ele cumprisse”, disparou.

Pires recordou que, recentemente, Dino desistiu de adotar medidas restritivas depois de tê-las anunciado, devido à desaprovação de diversos setores da população, e disse que falta base científica e coragem política ao governador para tomar as decisões que são de sua responsabilidade, mas que ele quer transferir aos demais gestores públicos.

“Fazem uma reunião para discutir o momento grave da pandemia, mas não chamam quem tem base científica e quem vivencia na prática a crise sanitária. Reúnem os que já adotaram suas medidas de segurança, como os tribunais de Justiça e de Contas, e o Ministério Público. Mas não chamam o corpo científico para apresentar a real situação da pandemia no Maranhão. É um governo mambembe, cheio de fracos atores”, criticou César Pires.

Para o deputado, o governador adia a tomada de decisões por covardia, por temer a reprovação popular, por isso promove reuniões para dividir responsabilidades. Paralelamente, como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o titular da pasta estadual do setor, Carlos Lula, cobra do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) decisões que o próprio Flávio Dino não teve a coragem de adotar no estado.

“A pandemia está crescendo, no interior do Maranhão falta testes para diagnóstico da doença, não há estudo sobre a nova cepa por região, não há ajuda às prefeituras e o risco de contaminação só aumenta. Enquanto isso, o governador que desmontou hospitais e desativou leitos não tem coragem de tomar atitude. E as pessoas vão morrendo, vítimas do coronavírus. É o governo da covardia”, finalizou.



Comente esta reportagem