Abraji registra 100 jornalistas bloqueados por autoridades, incluindo Dino, no Twitter
Política

Abraji registra 100 jornalistas bloqueados por autoridades, incluindo Dino, no Twitter

Para impedir acesso às publicações de seu perfil na rede social, governador do Maranhão bloqueou até o ATUAL7

Mapeamento feito pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) mostra que 100 jornalistas foram bloqueados por autoridades públicas no Twitter desde setembro de 2020, quando a entidade passou a monitorar esses casos de forma contínua. O número de bloqueios chega a 196, a maioria ao perfil do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 54 casos.

Publicado nessa quinta-feira (22), o monitoramento considerou as autoridades públicas que usam suas contas pessoais na rede social para divulgar atos oficiais.

Entre os profissionais ouvidos pela entidade está este signatário, que acumula quatro bloqueios no Twitter: do governador Flávio Dino (PCdoB) e dos secretários estaduais Ricardo Cappelli (Comunicação), Rodrigo Lago (Agricultura Familiar) e Carlos Lula (Saúde).

No caso de Dino, também é bloqueado pelo governador do Maranhão o perfil do ATUAL7 no Twitter, comprovando não se tratar de mero equívoco, e sim indisposição do comunista com jornalistas investigativos que acompanham a sua gestão.

Campanha BolosAntiBlock

Desde o último dia 12, a Abraji e o Congresso em Foco lançaram a campanha Bolos AntiBlock, inspirada nas receitas de bolo publicadas nos jornais censurados pela ditadura militar.

Ao entrar no site da ação e se conectar no Twitter, a ferramenta rastreia se a pessoa foi bloqueada e por quem. Isso gera um bolo em cryptoarte para ser compartilhado na rede social em forma de protesto.



Comentários 1

  1. Helena

    Eu fui bloqueada no Twitter do governador Flávio Dino, eu até perdi esta conta e não consegui recuperá-la. E o meu "pecado" foi questuoná-lo acerca do suposto aumento salarial dos professores. Isso é sinal de que essa gente que critica os arroubos de Bolsonaro que não sabe viver com o contraditório também se assemelha ao presidente já que se for para elogiar, a pessoa serve e é útil, mas se for para criticar melhor ficar calado.

Comente esta reportagem