Mensagem do advogado Alex Ferreira Borralho pelo Dia do Advogado
Política

Mensagem do advogado Alex Ferreira Borralho pelo Dia do Advogado

Hoje, 11 de agosto, Dia do Advogado, felicito todas as advogadas e os advogados do nosso estado.

Somos indispensáveis à administração da justiça. Defendemos direitos, a cidadania, a liberdade, e estamos presentes em todas as horas. Temos muito o que celebrar, mas, também, devemos refletir sobre o exercício de nossa profissão e os desafios a serem enfrentados, principalmente, nesse momento ainda difícil e de restrições impostas pela pandemia da Covid-19 que, infelizmente, ainda assombra o mundo.

Obstáculos institucionais e existentes em qualquer dos três poderes, que impedem o regular exercício de nossa profissão, devem ser enfrentados e removidos com diálogos e ações concretas. A procura e o aperfeiçoamento das ferramentas tecnológicas e a utilização de formas inovadoras, precisam ser constantemente valorizadas, sempre voltadas para o sentido de preservação da essencialidade do advogado. Essas mudanças de atitude, que afetam a todos, indistintamente, e que provocam a evolução da interação humana e social, não podem justificar arbitrariedades e lesões às garantias constitucionais do cidadão e ao exercício da advocacia.

Que possamos permanecer advogando as causas da esperança, da união e da perseverança. E que tenhamos disposição para fazer da nossa classe, uma entidade cada vez mais forte e que lute, de forma incansável, pela nossa valorização profissional e pelo respeito às nossas prerrogativas.

Precisamos somar forças, dialogarmos de forma constante, sermos solidários e estreitarmos os laços de amizade para prosseguir à frente dos grandes desafios da nossa nação, participando de forma ativa da evolução social, buscando o equilíbrio de nossas instituições e a preservação do regime democrático no Brasil.

Minhas sinceras homenagens, também, às famílias das advogadas e dos advogados que se perderam nessa pandemia, privados, até mesmo, de uma justa despedida. Me sensibilizo com pesar e me solidarizo com a tristeza da dolorosa experiência da ausência de um ente querido.

Feliz Dia do Advogado e que Deus nos ilumine, proporcionando, acima de tudo, plena saúde a todos.

Estado do Maranhão, São Luís, 11 de agosto de 2021.

Alex Ferreira Borralho
Advogado



Comente esta reportagem