Carlos Brandão retirou cisto do rim e se recupera bem, diz hospital
Política

Carlos Brandão retirou cisto do rim e se recupera bem, diz hospital

Beneficência Portuguesa de São Paulo não informou se há previsão de alta do governador do Maranhão nem resultado da biópsia

Mais de duas semanas após o governador Carlos Brandão (PSB) publicar nas redes sociais, sem maiores detalhes, que se submeteria a uma cirurgia simples, um boletim médico sobre o caso foi tornado público nesta quarta-feira (1º), pela primeira vez.

Segundo o hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, embora Brandão tenha se internado na unidade desde o dia 17 de maio, o procedimento cirúrgico foi realizado apenas no dia 22, “devido a um forte estado gripal” apresentado pelo mandatário na chegada ao local.

O documento, apesar de espalhado pelo entorno do Palácio dos Leões em grupos de WhatsApp no início da tarde de hoje, é de terça-feira (31).

A divulgação ocorreu após o ATUAL7 apontar a falta de transparência do Palácio dos Leões em relação ao caso. Apesar do direito de Carlos Brandão à privacidade, a saúde do governador do Estado é algo de interesse público.

Até antes de questionamentos enviados ao Gabinete do governador e à Secretaria de Comunicação do Maranhão, insistidos em pedido via LAI (Lei de Acesso à Informação), sequer se tinha confirmação oficial a respeito do que se tratava a cirurgia, onde foi realizada e qual o quadro de saúde do chefe do Executivo.

Segundo o Beneficência Portuguesa de São Paulo, a cirurgia foi para retirada de cisto renal.

“O pós-operatório ocorre dentro da normalidade esperada”, diz o boletim assinado pelo cardiologista Marcelo Sampaio, pelo cirurgião urologista José Luis Chambo, e por Renato Vieira, diretor executivo médico da BP.

Os médicos garantiram ainda, mas sem informar previsão de alta, que Carlos Brandão “se recupera bem, com quadro de saúde estável e evoluindo satisfatoriamente”.

Também não foi informado se já houve resultado da biópsia, para saber se o cisto retirado do rim, e de qual, era benigno ou maligno, nem porque o mandatário ainda precisa ficar internado.

Ainda no período da tarde, também sem informar se há previsão de deixar o hospital e o resultado da biópsia, Carlos Brandão publicou vídeo nas redes sociais em que diz que a cirurgia realizada era “pequena” e “preventiva”, alegou que já é acompanhado pelos mesmos médicos do hospital paulista “há muitos anos” –o que sugere que não é o primeiro cisto retirado–, e que está acompanhando o governo pela internet e por telefone.

“Ontem, mesmo, fiz uma reunião com todos os secretários”, declarou.

Por força da Constituição, para não perder a cadeira de governador, Brandão precisou pedir autorização à Assembleia Legislativa do Maranhão para se afastar do cargo. A solicitação foi aprovada, e o presidente da Tribunal de Justiça do Estado, Paulo Velten, assumiu o Executivo interinamente.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem