MA tem 65 candidaturas indeferidas pelo TRE, duas por ficha suja
Política

MA tem 65 candidaturas indeferidas pelo TRE, duas por ficha suja

Maioria foi rejeitada por ausência de requisito de registro. Candidatos ainda podem recorrer ao TSE

O Maranhão tem 65 candidaturas indeferidas nas eleições de 2022 até o momento, segundo dados do sistema de informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com atualização mais recente às 14 horas desta quarta-feira (14).

Das candidaturas indeferidas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão, 35 apresentaram recursos. Nesses casos, o candidato pode continuar fazendo campanha, arrecadar recursos e até seguir na disputa caso a contestação não seja julgada por instância superior a tempo. Caso seja mantido o indeferimento, porém, qualquer voto que o candidato venha receber será anulado. Se eleito, deve aguardar a decisão final e só pode ser diplomado e assumir o mandato se conseguir reverter a decisão da Justiça Eleitoral.

Ao todo, foram indeferidas 42 candidaturas a deputado estadual e 23 a deputado federal.

Entre os motivos que levaram a Justiça Eleitoral à barrar as candidaturas, 63 ocorreram por ausência de requisito de registro e duas em razão da Lei da Ficha Limpa. Nesses últimos casos, foram enquadrados Carrinho Muniz (Pode) e James Onda (PSD), concorrentes ao Parlamento estadual. Ambos recorreram da decisão.

Dos pedidos de candidaturas indeferidos por falta de cumprimento dos requisitos necessários, está o de Ricardo Murad (PSC) a deputado estadual. No processo de registro de candidatura, consta que o ex-secretário de Saúde do Maranhão não teria apresentado todas as certidões criminais para fins eleitorais da Justiça Federal e Estadual de 1º e 2º graus necessárias para o registro da candidatura. Ele já recorreu da decisão.



Comentários 1

  1. Pingback: Maranhão tem 65 candidaturas barradas pelo TRE, duas por ficha suja

Comente esta reportagem