O advogado Rafael Kriek Lucena Cavalcanti não é mais o titular da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte). Ele foi substituído por Maurício Abreu Itapary, graduado em Geografia, afilhado político do suplente de deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA).
A troca foi anunciada nesta segunda-feira (10) nas redes sociais pelo prefeito Eduardo Braide (PSD) e ocorre cerca de um mês após Rafael Kriek ter sido nomeado para o posto, no dia 11 de fevereiro.
“Maurício Itapary deixa a Secretaria de Cultura e assume a SMTT, tendo como principal missão realizar a nova licitação do Sistema de Transporte Público de São Luís”, escreveu Braide, sem entrar em detalhes. A falta de transparência tem sido uma marca da gestão municipal, mais recentemente também em assuntos relacionados à mobilidade urbana.
O Atual7 questionou o prefeito de São Luís, via e-mail, sobre os motivos da substituição de Rafael Kriek por Maurício Itapary no comando da SMTT. Até o momento, não houve resposta às perguntas enviadas.
O orçamento da pasta para 2025 é de R$ 186,3 milhões, segundo a LOA (Lei de Orçamento Anual) aprovada pela Câmara Municipal de São Luís no mês passado.
Com a exoneração, o agora ex-titular da pasta deve retornar para a PGM (Procuradoria-Geral do Município), onde é servidor de carreira e ocupava o cargo de assessor jurídico. Ele havia sido colocado na SMTT em meio à greve dos rodoviários, no lugar do engenheiro civil Diego Rafael Rodrigues Pereira, tendo pedido afastamento pouco mais de uma semana depois, para tratamento de saúde.
No período, assumiu a vaga, interinamente, o secretário adjunto da pasta, Daniel dos Santos Nascimento.
Já Maurício Itapary era subprefeito do Centro de São Luís, cargo do qual foi exonerado mais cedo. Apesar do anúncio feito por Braide, não consta no Diário Oficial que ele tenha sido retirado da interinidade da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), cujo orçamento para este ano é de R$ 27,2 milhões.
Deixe um comentário