Artigo

Política não é campanha

Artigo de Mauricio Miguel, presidente do Instituto de Cidadania Ativa

Acredito que todas as pessoas tem direito à cidadania, e que isso independe de classe, etnia, situação e condição. Conheço a diversidade de perto, pois meu trabalho interage com distintas comunidades, portanto distintas realidades. É um exercício cotidiano, meu e dos que comigo trabalham, promover a solidariedade, fazer valer direitos e respeito a costumes socialmente determinados e a leis que equilibram a convivência social, travando uma luta não em prol de privilégios, mas de direitos básicos a todos os seres humanos.

E essa luta diária e cotidiana em favor da cidadania é em plenitude uma ação política, ainda que apartidária e desprendida de interesses e métodos, e é também uma reação aos que dizem fazer política e trabalhar para o povo, mas que defendem apenas os interesses dos grupos que patrocinam as suas campanhas, que só se elegem para conseguir benefícios para eles, seus familiares e amigos, que utilizam o mandato para fazer acordos, que votam a favor de projetos em troca de algo, que estão direta ou indiretamente envolvidos em esquemas de corrupção.

Políticos que em épocas como essa, de eleição,apresentam uma série de projetos e ideias aos eleitores, visita mas suas casas com muita simpatia, participam de reuniões em seus bairros, apresentam ideias e propostas para resolver os problemas das comunidades, mas que passado esse período demonstram com atitudes e com a ausência delas, que não governam para o povo, que só pensam em dinheiro, poder e interesses pessoais, deixando indicadores crescentes de fome, miséria, doenças, analfabetismo, desemprego, homicídios, suicídios, linchamentos e violências para que nós, que fazemos a verdadeira política, que é servir a cidadania, resolvam.

Só que nosso trabalho infelizmente não alcança a todos, e nem é possível que atenda a tantas, inúmeras demandas, fazemos muito com pouco, e pouco perto de tanta injustiça social. Por essas e outras que me sinto com autonomia e conhecimento para afirmar o quanto o poder público está fragilizado, contaminado, corrompido, e para ressaltar que política não é o que ocorre em época de eleição, o nome disso é campanha, política também não é o que ocorre depois da eleição, matando, tirando alimentos das crianças, sabotando a educação, negando a saúde, comprometendo a sociedade, o nome disso é corrupção.

Política se faz no dia a dia e deve ter comprometimento com a vida coletiva e com o bem-estar de todos.

Tudo sobre


Comente esta reportagem