Assédio Sexual
Após assédio, Neto Evangelista expõe jovem e tenta se passar por vítima
Política

Sem apresentar provas de que não teria declarado o que é mostrado em vídeo, candidato diz estar sendo vítima de fake news

Sem responder diretamente o ATUAL7, mesmo tendo sido formalmente procurado por meio de sua assessoria, o deputado estadual e candidato a prefeito de São Luís, Neto Evangelista (DEM), se manifestou no Twitter, no início da noite dessa terça-feira 10, sobre vídeo em que ele aparece assediando sexualmente participantes de uma agenda de campanha.

Na rede social, sem apresentar provas de que não teria declarado o que é mostrado no vídeo, Neto diz que está sendo vítima de fake news; acusa, sem citar qualquer nome, adversário na disputa pelo Palácio La Ravardière como responsável pela divulgação do assédio sexual; e expõe uma jovem, que afirma ser a pessoa a quem ele se referia durante o ato.

“Mais uma vez estamos sendo vítimas de fake news, dessa vez desrespeitando uma mulher empoderada, formada em administração, que já se pronunciou exigindo respeito”, escreveu, citando o nome da jovem e pedindo “respeito a todas as mulheres”.

“É lamentável ver candidato usando sua rede de influenciadores para me acusar de forma tão absurda de assédio. Um absurdo! Sou casado, tenho uma filha adolescente e ao meu lado nessa caminhada uma vice mulher. É vergonhoso ver meu adversário fazendo qualquer coisa, pra tentar chegar ao segundo turno”, finalizou, numa sequência de tuites, sem nada comentar sobre as investidas registradas no vídeo.

Na tese de Neto Evangelista, como a jovem que ele expôs no Twitter garante que não foi assediada e que é maior idade, então não houve assédio.

Na gravação, publicada pelo ATUAL7 com desfoque das participantes por não ser possível afirmar se havia menores no evento, Neto aparecesse discursando e, dentre outras invertidas com conotação sexual, pergunta para uma estudante se ela gosta de ‘Toddynho’, em possível referência à famosa bebida láctea achocolatada, para em seguida assediar: “Então deixa eu ser ‘Toddynho’ seu?”. Consciente do comportamento reprovável, ele ainda tenta se conter: “Tem uma aqui que eu não posso falar no microfone”.

Em outro trecho, mesmo com a negativa por mais de um vez, e de uma das participantes do evento ter dito que a pessoa assediada estava envergonhada, Neto insiste na investida.

“Você acredita em amor à primeira vista?”, questiona, sendo respondido negativamente, e insiste: “Não! Fala a verdade, fala a verdade, você acredita em amor à primeira vista? Não minta pra mim”. Apesar de nova resposta negativa, Neto Evangelista voltou a insistir, virando o rosto e novamente olhando para a adolescente: “E à segunda vista, você acredita?”.

Na disputa pela prefeitura de São Luís nas eleições municipais de 2020, Neto tem como vice uma mulher, Luzimar Lopes, do PDT, e garante defender o empoderamento feminino. Ele é casado com Thayanne Ribeiro Evangelista, filha da ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge.