Casa de Apoio do Projeto Ninar
Casa de Apoio Ninar é inaugurada hoje para atendimento de crianças com microcefalia
Maranhão

Espaço da antiga Casa de Veraneio foi reformado e recebeu adaptações. Serão 58 multiprofissionais garantindo cerca de 1.260 atendimentos mensais

Com inauguração marcada para esta terça-feira 4, às 9 horas, a Casa de Apoio do Projeto Ninar é aguardada com muita expectativa por mães de crianças com problemas de neurodesenvolvimento. O espaço, que antes funcionava como Casa de Veraneio do governo estadual, foi reformado e recebeu adaptações para receber com conforto seus novos usuários, tanto da capital quanto do interior do Maranhão, e amplia o atendimento realizado no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís.

Para transformar a Casa de Veraneio em Casa de Apoio do Projeto Ninar, o Poder Executivo estadual desenvolveu um projeto pioneiro para o segmento de neurodesenvolvimento, assistência e reabilitação de crianças.

O local passou uma reforma completa e adequada ao público da Casa de Apoio, num investimento de mais de R$ 2 milhões na adequação do espaço. Outros 200 mil ainda serão investidos, por mês, nos recursos humanos que atuarão na casa. Serão 58 multiprofissionais garantindo cerca de 1.260 atendimentos mensais, distribuídos em 1.560 horas de estímulo às crianças com problemas de neurodesenvolvimento.

A Casa de Apoio do Projeto Ninar tem capacidade para abrigar 11 adultos e 9 crianças por vez. A coordenação ficará aos cuidados da neuropediatra Patrícia da Silva Sousa, responsável pelo ambulatório de microcefalia congênita no Ninar.

Atendimento

No espaço serão oferecidos serviços de hospedagem e alimentação gratuitos nos dias de acompanhamento no Ninar; oficinas, cursos e palestras aos familiares e profissionais das crianças em tratamento.

As crianças serão atendidas pela equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos e psicopedagogos.