CBF
Sampaio Corrêa é o 36º em ranking da CBF; Moto Club ocupa 88ª posição
Futebol

Apenas cinco clubes maranhenses aparecem na relação. FMF ficou na 16º colocação entre as federações

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revisou e atualizou, nessa terça-feira 13, o Ranking  Nacional de Clubes (RNC) 2017, já contabilizados os resultados de 2016. Com a conquista do título da Copa do Brasil, o Grêmio assumiu a liderança do ranking de clubes, com 15.038 pontos. Já o Palmeiras, campeão Brasileiro, aparece em segundo lugar na lista, com 14.720 pontos.

O ranking considera a participação de cada um dos 234 clubes da CBF em competições realizadas nos últimos cinco anos.

Do Maranhão, cinco clubes aparecem na relação, sendo o melhor colocado o time do Sampaio Corrêa, em 36º lugar, com 4.024 pontos. Os outros times são Moto Club, na 88ª posição, com 754 pontos; o Maranhão, na 112ª colocação, com 482 pontos; o Imperatriz, em 132º lugar, com 329 pontos; e o Santa Quitéria, na 217º posição, com apenas 50.

Já no Ranking  Nacional das Federações (RNF) 2017, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) ficou na 16º colocação, com 5.639 pontos. A primeira foi a de São Paulo, com 91.712 pontos, seguida da federação do Rio de Janeiro, com 52.493 pontos.

Fernando Sarney não assumiu CBF por medo de investigações do FBI
Política

Revelação teria sido feita pelo próprio dono do Sistema Mirante a Marco Polo Del Nero ao receber o convite para assumir o cargo

O empresário Fernando Sarney, dono do poderoso Sistema Mirante de Comunicação, não aceitou ser presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por temer o FBI (Federal Bureau of Investigation), a Agência Federal de Investigação, unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A informação é de Gabriela Moreira, blogueira do ESPN.

A revelação teria sido feita pelo próprio Fernando Sarney a Marco Polo Del Nero, ao receber o convite. O empresário maranhense tem medo que as investigações americanas avancem sobre sua vida financeira no Brasil, caso tivesse assumido a entidade. Em 2009, foi investigado pela Polícia Federal com a abertura de cinco inquéritos para apurar os crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e organização criminosa.

A recusa de Fernando Sarney, que é vice-presidente da CBF na Região Norte, colocou Marco Polo numa saia justa. Ele escolheria Gustavo Feijó, vice da região Nordeste, ou o deputado Marcus Vicente (PP-ES), vice da região Sudeste.

No final, acabou escolhendo mesmo Vicente, surpreendendo a maior parte dos presidentes de federação que estavam no prédio da CBF. Embora o deputado do PP tenha sido o escolhido para chefiar a delegação da Seleção Brasileira nos últimos jogos, quando se deu a escolha de Fernando Sarney para substituí-lo na Fifa, há cerca de 15 dias, o deputado nem fora convidado para a reunião, mesmo estando no Rio de Janeiro, o que o deixou, no mínimo, chateado. Na ocasião, quem estava presente, além de Sarney, era Gustavo Feijó.