O Ministério Público do Maranhão instaurou Inquérito Civil para apurar possível irregularidade em processos licitatórios feitos pelo ex-prefeito de Amapá do Maranhão, Charles Lemos (PRB), que envolveriam o aluguel de máquinas e ônibus para a prefeitura, além da construção e recuperação de estradas e escolas no município.
As investigações foram abertas a partir de denúncia anônima feita pelo Disque Denúncia, e envolveria a Construtora Carutapera Ltda, criada em dezembro de 2012, logo após a vitória de Lemos nas eleições daquele ano. A empresa tem como sócios José Inácio Costa Soares e Neyliane Sousa Ribeiro.
O procedimento foi instaurado pelo promotor de Justiça Saulo Jerônimo Leite Barbosa de Almeida, titular da Comarca de Maracaçumé, desde meados de dezembro do ano passado.
Todos os contratos firmados entre o ex-prefeito e a empreiteira, com os respectivos comprovantes de realização de procedimento licitatório, dispensa ou inexibilidade dos processos foram requisitados à prefeitura.
Foram expedidas notificações para que Charles Lemos e o também ex-prefeito de Amapá do Maranhão, Milton Lemos, apresentem esclarecimentos sobre o caso.