O deputado estadual Josimar de Maranhãozinho (PR), mais votado nas eleições de 2014, foi beneficiado em pelo menos R$ 150 mil oriundos de uma das investigadas pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF) pelas denúncias de corrupção na Lava Jato: a Ecovix, uma das empresas do grupo Engevix Construções Oceânicas S/A.
A informação e levantamento é do Blog do Maldine Vieira. O ATUAL7 solicitou por e-mail à assessoria do parlamentar um posicionamento sobre o assunto e aguarda retorno.
De acordo com a reportagem, em dados obtidos no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi constado que o valor, depositado inicialmente em cheque para o diretório nacional do Partido Republicano, foi repassado dias depois para a conta de campanha de Maranhãozinho, que é preside a legenda no Maranhão.
Ex-prefeito do município de Maranhãozinho — de onde vem o alcunha —, Josimar é conhecido no Alto Turi como Moral da BR, por ter costume de fechar a BR que corta a cidade de Maranhãozinho para a realização de festas e por controlar praticamente todas as prefeituras da região, elegendo e reelegendo de irmã a até mesmo motorista.
Em 2014, ele alcançou a expressiva votação de quase 100 mil votos, após ter avançado em lideranças políticas de dezenas de municípios até então controlados por raposas antigas da política maranhense. Ao TSE, Josimar, que é empresário do ramo da construção civil, distribuição de medicamentos e pecuária, informou ter desembolsado quase um milhão de reais para conseguir o feito nas urnas.