Feirão Imobiliário do Servidor Público
Feirão Imobiliário atrai servidores públicos em busca da casa própria
Maranhão

Evento ocorre no Multicenter Sebrae, em São Luís, e segue até este domingo 13

Milhares de servidores públicos compareceram ao primeiro dia do 1º Feirão Imobiliário do Servidor, neste sábado 12. O Feirão é promovido pelo Governo do Maranhão e disponibiliza mais de 20 mil imóveis – entre casas e apartamentos – com vantagens exclusivas para os servidores públicos estaduais e municipais. Quem compareceu ao evento buscava o sonho da casa própria e preços atrativos, descontos exclusivos e isenção de taxas.

O 1º Feirão Imobiliário do Servidor ocorre no Multicenter Sebrae e segue até este domingo 13.A expectativa da Secretaria de Estado das Cidades é muitos negócios sejam fechados diante das oportunidades e condições especiais para o funcionalismo público. “O Feirão Imobiliário do Servidor integra o programa ‘Minha Casa, Meu Maranhão’ e tem a finalidade de valorizar o servidor público do Estado, Município e do Judiciário e Legislativo estaduais. No evento, este público terá a chance de acesso a moradia, contribuir para incentivar o ramo da construção civil e gerar emprego e renda”, explicou a secretária Flávia Alexandrina.

A servidora pública estadual Maria Lopes, de 44 anos, mora sozinha e estava à procura de um apartamento no feirão. “Na verdade, uma amiga minha sabia que eu estava querendo sair da casa onde moro e ter um imóvel menor e mais prático para manter. Aí, ela acabou me arrastando para o feirão. Gostei das condições e pretendo fechar contrato”, disse. A servidora do judiciário estadual Mariana Cerqueira, estava de olho em um apartamento nos bairros próximos da Cohab, onde a família mora atualmente. “Já conheço a região, gosto e quero continuar perto da minha mãe. Espero encontrar uma boa oportunidade no evento”, ressaltou.

A expectativa da corretora Ana Cristina Santos, era de fechar mais de 20 vendas nos dois dias de evento. “Estamos trabalhando com um público de enorme potencial e que está à procura condições realmente vantajosas para moradia e até investimentos”, avaliou.

“Os imóveis oferecidos no feirão estão dentro da faixa de valor, que atualmente é a mais demandada pelo mercado imobiliário, e também a de maior preferência entre os servidores públicos”, disse outro corretor, Eduardo Mesquita.

Milhares de servidores públicos se deslocaram ao Multicenter Sebrae em busca das oportunidades do Feirão
Handson Chagas Minha Casa, Meu Maranhão Milhares de servidores públicos se deslocaram ao Multicenter Sebrae em busca das oportunidades do Feirão

Chance única

Os empreendimentos são os mais diversos e alguns contam com piscina, varanda e comodidades como quartos com suíte. Há imóveis na planta e prontos para morar. Para o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o momento é mais que propício para o servidor adquirir um imóvel devido aos preços bem mais baixos, descontos que vão de 5% a 20% e, em alguns casos, isenção de ITBI.

O Feirão Imobiliário do Servidor Público tem parceria das prefeituras de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz, Caxias e Balsas. Estão envolvidos ainda diversas construtoras, imobiliárias e instituições financeiras – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco. O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), o Sebrae, a Corregedoria de Justiça e cartórios da capital também são parceiros. São disponibilizados imóveis em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz, Caxias, Balsas e Barreirinhas.

Maranhão

Além de documento de identidade e comprovante de renda, para entrada no feirão, será necessário levar um pacote de leite, que será doado para a Casa Sonho de Criança, localizada no bairro da Fé em Deus

Apoio para negociação, condições especiais de financiamento e pagamento, descontos em taxas e impostos que vão diminuir em até 20% o preço de mais de 20 mil imóveis, 10 mil a mais do que a previsão inicial, como mostra a imagem abaixo. Com estas condições, mais de 50 mil funcionários públicos são esperados no 1° Feirão Imobiliário do Servidor Público, que acontece neste sábado 12 e domingo 13, no Multicenter Sebrae, em São Luís.

Ação faz parte do Programa ‘Minha Casa Meu Maranhão’, e está sendo organizada em parceria com as prefeituras de São Luis, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Imperatriz, Caxias e Balsas
Divulgação Feirão Imobiliário do Servidor Público Ação faz parte do Programa ‘Minha Casa Meu Maranhão’, e está sendo organizada em parceria com as prefeituras de São Luis, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Imperatriz, Caxias e Balsas

Realizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Indústria e Comércio (Seinc) e Gestão e Previdência (Segep), o Feirão conta com a parceria das prefeituras de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Imperatriz, Caxias e Balsas; Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) do Maranhão, Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Corregedoria de Justiça do Maranhão e os cartórios dos municípios localizados na Ilha de São Luís.

De acordo com a secretária titular da Secid, Flávia Alexandrina Moreira, o evento surgiu da necessidade dos servidores e das oportunidades observadas do mercado. “O Feirão é parte do programa ‘Minha Casa, Meu Maranhão’ que existe para diminuir o déficit habitacional em nosso estado. Já no lançamento percebemos que a casa própria era umas das maiores necessidades dos nossos servidores, e, de outro lado, havia muitos imóveis em estoque e um mercado desaquecido”, explicou a secretária.

Ainda segundo a secretária, graças às parcerias, as condições para a compra serão ainda melhores. “Conseguimos juntar muitos parceiros públicos e privados e quem for ao local poderá fazer diferentes simulações, escolher imóveis e condições e ter descontos em taxas e imposto como o ITBI”, explicou.

Para aumentar as possibilidades de compra, as condições e descontos praticados durante o Feirão serão estendidos durante seis meses e haverá imóveis disponíveis também nas cidades de Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Imperatriz, Caxias, Balsas e Barreirinhas.

Além de levar documentos de identificação pessoal e de comprovação de renda, para entrada no feirão, será necessário levar um pacote de leite, que será doado para a Casa Sonho de Criança, localizada no bairro da Fé em Deus, que trabalha com crianças e adultos portadores do vírus HIV.

Maranhão

Serão disponibilizados mais de 10 mil imóveis em São Luis, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz, Caxias, Balsas e Barreirinhas

O mercado imobiliário no Maranhão ganha novo fôlego com a realização do 1° Feirão Imobiliário do Servidor Público, que acontece neste sábado 12 e domingo 13. O governador Flávio Dino oficializou o Feirão do Servidor ao lado de empresários, sindicatos e associações da construção civil, prefeitos, bancos e órgãos do judiciário.

“São essas iniciativas que mantêm viva a economia do nosso estado. Nós estamos felizes com todos os parceiros, com os empresários do ramo da construção civil que acreditam no potencial do nosso estado e estão conosco neste novo empreendimento social”, disse Flávio Dino.

Benefícios aos servidores

Serão disponibilizados aos servidores públicos estaduais e municipais, ativos, aposentados e pensionistas, que possuam renda familiar igual ou superior a três salários mínimos, mais de 10 mil imóveis localizados em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz, Caxias, Balsas e Barreirinhas.

Terão acesso ao leilão os servidores públicos estaduais, municipais e dos poderes Judiciário e Legislativo, ativos, aposentados e pensionistas, detentores de renda familiar igual ou superior a três salários mínimo
Divulgação Minha Casa, Meu Maranhão Terão acesso ao leilão os servidores públicos estaduais, municipais e dos poderes Judiciário e Legislativo, ativos, aposentados e pensionistas, detentores de renda familiar igual ou superior a três salários mínimo

“O feirão foi muito bem recebido por todo o setor. Conseguimos mobilizar 28 novos empreendimentos, o que vai gerar uma movimentação forte no mercado imobiliário, dando novo gás para a construção civil no nosso estado”, informou Fábio Nahuz, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon).

A secretária estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina, explicou que a mobilização de todos os parceiros, viabilizou importantes benefícios para o servidor adquirir o imóvel próprio. Ela citou, por exemplo, a isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), recolhido pelas prefeituras, que buscaram instrumentos jurídicos para isentar essa taxa aos servidores.

As construtoras parceiras concederão ainda descontos que podem variar entre 5% e 20%, enquanto a Corregedoria de Justiça viabilizou junto aos cartórios a redução das taxas do registro de imóvel. Com a parceria das instituições financeiras, os servidores terão benefícios como taxas de juros bancários diferenciados.

Todos estes benefícios estarão à disposição dos servidores nos dias do Feirão e nos próximos seis meses, podendo ser estendido nos meses seguintes. Para atender a essa demanda, está sendo montado um escritório em São Luís, para atender os servidores, no Bairro do Outeiro da Cruz.

Parceiros

O 1º Feirão Imobiliário do Servidor é uma ação integrante do Programa “Minha Casa, Meu Maranhão”, do Executivo Estadual. Essa é uma iniciativa que conta com a parceria das Prefeituras de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz, Caxias e Balsas.

Além das prefeituras, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), o Sebrae, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, a Corregedoria de Justiça e os cartórios de São Luís são parceiros do evento.

O prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho, afirmou que esse é um projeto de grande importância para os governos municipais já que há um déficit habitacional no Maranhão. “Esse é um presente a todos os servidores públicos estaduais e municipais”, concluiu o prefeito.

Participaram da reunião com o governador, os empresários das construtoras: GDR, Lua Nova, Santa Cruz, Canopus, Escudo, Jeová Barbosa, Beton, Gomes Sodré, Vitral, João Vicente e Lastro. No Feirão, participam as empresas acima citadas e ainda: Plainar, Amorim Coutinho, Planergus, Mota Machado, Engeplan, Monteplan, Viluma, Meta, Franere.

Também estavam presentes a juíza Oriana Gomes, os secretários estaduais Márcio Jerry (Assuntos Políticos e Federativos), Lílian Guimarães (Gestão e Previdência), Flávia Alexandrina (Cidades), os representantes do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica, os prefeitos e representantes dos municípios de São Luís, Caxias, Balsas, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Imperatriz.

Serviço

O 1° Feirão Imobiliário do Servidor Público será realizado no Multicenter Sebrae, em São Luís, nos dias 12 e 13 de dezembro. O evento contará com stands de construtoras, imobiliárias e espaços destinados às instituições financeiras parceiras.

Os interessados deverão levar original e cópia de todos os seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, Comprovante de Residência Recente, Comprovante de Renda do Servidor e de outras pessoas que compõem a renda familiar exigida. Mais informações estão disponíveis no site: feiraoimobiliario.ma.gov.br.