O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que enquanto oposição defendia que a "corrupção precisa ser combatida", usou seu perfil pessoal no microblogging Twitter, na tarde desta quarta-feira (28), para defender a nomeação do jovem Felipe Brito Uchoa, genro do principal doador de campanha do governador Flávio Dino (PCdoB), o pecuarista José Wilson Macedo, mais conhecido como Dedé Macedo, para um alto cargo na Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).
Não há razão para a polêmica em torno da nomeação do cidadão Felipe Uchoa para um cargo comissionado no governo do estado.
— Othelino Neto (@OthelinoNeto) January 28, 2015
A nomeação cumpre os pré-requisitos legais. Felipe Uchoa tem as condições legais p ser servidor público e reside em São Luís.
— Othelino Neto (@OthelinoNeto) January 28, 2015
Namorado de Mayra Macedo, filha de Dedé, Felipe Uchoa foi nomeado na Sinfra como assessor especial de apoio institucional, simbologia Isolado, uma das mais cobiçadas do estado, com salário próximo a de um secretário. A Pasta é comandada pelo vendedor de planos de saúde Clayton Noleto, mesmo partido do governador do Maranhão.
Ao Atual7, Noleto informou que a nomeação se deu após "analisar um curriculum deixando pelo próprio Felipe na Sinfra".
Doador das campanhas políticas de Dino desde 2010, Dedé Macedo chegou a indicar um aliado para o comando do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Maranhão, mas acabou sendo rifado após o vazamento da negociata pela imprensa.
Antes de patrocinar o comunista, o sogro de Felipe Uchoa era aliado e doador de campanha da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), de quem distanciou-se após uma briga pela prefeitura de Dom Pedro, atualmente comandada por um de seus filhos, Hernando Macedo (PCdoB).
No campanha passada, Dedé Macedo chegou a ceder para a campanha do governador do Maranhão um helicóptero de sua propriedade que servia para atendimento em um hospital de Teresina.