Fribal
Fribal e Dimensão na lista de jatinhos financiados com dinheiro do BNDES
Economia

Relação faz parte da caixa-preta do banco, divulgada por determinação do presidente Jair Bolsonaro

Atendendo determinação do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) divulgou, na noite dessa segunda-feira 19, uma lista de 134 compradores de jatinhos financiados pela instituição no período de 2009 a 2014, durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT.

Entre eles, constam na chamada caixa-preta as empresas maranhenses Rio Grande Comercio de Carnes Ltda, mais conhecida no mercado como Fribal; e a poderosa Dimensão Engenharia e Construção Ltda.

Segundo a lista, houve a liberação de R$ 16,5 milhões para a Fribal em 2013, parcelados em 120 meses e com juros de 3,5 ao ano, tendo com agente financeiro o banco Santander.

Para a Dimensão Engenharia, em 2009, também com parcelamento em 120 meses, o financiamento foi de exatos R$ 5.843.475,00. O agente financeiro foi o Bradesco, com juros de 4,5 ano ano.

As aeronaves foram financiadas no âmbito do PSI (Programa de Sustentação do Investimento), política pública instituída por lei pela primeira gestão petista.