Fundação José Sarney
PCdoB usa prédio onde funcionava Fundação José Sarney para convenção municipal
Política

Ocupação comunista teve como “simbolismo” provocar o ex-presidente da República

Apesar de estar a mais de um ano e meio no comando do Governo do Estado, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que tem entre os seus filiados mais ilustres o governador Flávio Dino, não consegue seguir em frente apenas governando.

No último sábado 23, por exemplo, o partido usou o auditório do Convento das Mercês, em São Luís, para dar início à campanha eleitoral deste ano. A estrutura é pública, e por isso não há qualquer empecilho para o seu uso em convenções partidárias. Contudo, a ocupação comunista no local teve como “simbolismo” provocar o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (PMDB-AP), pela retomada no prédio.

Até bem pouco tempo, no local onde foram homologadas as candidaturas comunistas e coligações que disputarão o pleito de 2016 com o apoio da legenda na capital maranhense, funcionava a antiga Fundação da Memória República Brasileira (FMRB), batizada inicialmente de Fundação José Sarney. O prédio, construído no século XVII, sob supervisão do padre Antônio Vieira, abrigava documentos, homenagens e presentes recebidos no período em que o pai da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) foi presidente da República.

Antes de iniciar qualquer projeto ou programa de governo em benefício da população que o elegeu, Dino priorizou os primeiros quinze dias em que sentou na cadeira mais alta do Palácio dos Leões para exonerar todos os funcionários que trabalhavam na fundação, que acabou sendo fechada logo em seguida. O fechamento provocou o encerramento das atividades culturais e sociais que eram desenvolvidos no local para a comunidade.

Diante da repercussão negativa nacional, Flávio Dino chegou a justificar que a expulsão da fundação do local teve como objetivo único utilizar o espaço para a criação do Memorial das Vítimas da Ditadura Militar, promessa que acabou não sendo cumprida. Posteriormente, foi anunciado que o prédio do Convento da Mercês seria utilizado para a criação do Projeto Ponto do Saber, outra promessa até hoje também não cumprida.

Com a apropriação do espaço para a convenção do PCdoB, que inclusive contou com a presença de alguns fantasmas, parece que agora o governador finalmente encontrou serventia para o local.