Gavião Tesoura
Eneva declara comercialidade de Morada Nova
Economia

Batizado de Gavião Tesoura, o campo tem volume estimado de gas in place de 2,24 bilhões de m³

A Eneva entregou à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nessa terça-feira 25, a declaração de comercialidade da descoberta de gás de Morada Nova, batizada de Gavião Tesoura. O campo é originário do bloco PN-T-49, localizado na Bacia do Parnaíba, interior do Maranhão.

Gavião Tesoura é o oitavo campo a ser declarado comercial pela Parnaíba Gás Natural, subsidiária integral da Eneva, e tem volume estimado de gas in place (VGIP) de 2,24 bilhões de metros cúbicos. Após seu desenvolvimento, ele será integrado ao sistema de produção do Complexo Parnaíba. “O campo de Gavião Tesoura é mais uma conquista da companhia, e demonstra amplo conhecimento da Eneva sobre a Bacia do Parnaíba. A declaração de comercialidade contribui para o avanço da exploração de gás em terra no país, e para o aumento da confiabilidade da matriz energética Brasileira ”, afirma o CEO da Eneva, Pedro Zinner.

Esta é a primeira declaração de comercialidade desde a integração entre Eneva e Parnaíba Gás Natural. Agora a companhia tem cinco campos em operação, quatro em desenvolvimento, e outros 40 mil km² de área exploratória. A partir da Declaração de Comercialidade, a Eneva tem 180 dias para entregar o Plano de Desenvolvimento. “Estamos muito satisfeitos. O Complexo Parnaíba é nosso case de sucesso. Um exemplo de como é possível viabilizar o desenvolvimento de bacias terrestres a partir da integração com o setor elétrico”, conclui Lino Cançado, vice-presidente de Operações da Eneva.

O modelo Reservoir-to-wire, que consiste na geração de energia térmica em usinas construídas nas proximidades dos campos produtores de gás, reduz a necessidade de infraestrutura e viabiliza a monetização de reservas terrestres encontradas no interior do país. Este formato integrado de produção leva desenvolvimento e renda para além dos grandes centros urbanos e oferta energia segura e competitiva para o país.

O primeiro campo da Eneva na Bacia do Parnaíba entrou em produção em 2012. Seis anos depois, o Maranhão é o quinto maior produtor de gás natural do país, a partir de cinco campos produtores, mais de 120 poços perfurados, 200 Km de gasodutos construídos e R$ 8 bilhões investidos.

Sobre a Eneva

A Eneva é uma companhia integrada de energia, com negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração e produção de hidrocarbonetos. Seu modelo de negócios é centrado na gestão do Reservoir-to-Wire (R2W), geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural. Com um parque térmico de 2,2 GW de capacidade instalada, a Eneva equivale a 11% da capacidade térmica a gás natural instalada no País. Na parte de óleo e gás, é a maior operadora privada de gás natural do Brasil, com capacidade de produção de 8,4 milhões de m³ por dia. A companhia opera mais de 40 mil km² de área na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, área equivalente ao tamanho da Suíça