Grupo Coronato
Resultado de pesquisa Coronato é o mesmo da sequência do questionário
Política

Analistas apontam como verdadeiro contratante os pré-candidatos Fábio Câmara ou Eliziane Gama

Pesquisa do Grupo Coronato Produções, de Goiânia, divulgada nesta terça-feira 2, pela TV Maranhense, apresentou como resultado do levantamento a mesma sequência do questionário cadastrado no sistema da Justiça Eleitoral.

Resultado no Grupo Coronato: mesma sequência do questionário cadastrado na Justiça Eleitoral
Divulgação Fraude? Resultado no Grupo Coronato: mesma sequência do questionário cadastrado na Justiça Eleitoral

De acordo com o resultado, Eliziane Gama aparece como primeira colocada, Edivaldo Holanda Júnior em segundo, Bira do Pindaré em terceiro, Wellington do Curso em quarto, Fábio Câmara em quinto, Rose Sales em sexta, Zé Inácio em sétimo, João Bentivi em oitavo e Zeluis Lago em nono.

A ordem é a mesma apresentada no cenário 13 do questionário.

É como se tivessem se dado ao trabalho de apenas inserir os números de cada pré-candidato – confira na imagem em destaque e ao lado.

O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo nº MA-09781/2016, e afirma ter entrevistado mil eleitores entre os dias 22 e 26 de julho. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 3,1 % pontos percentuais para mais ou para menos.

Nos bastidores, analistas políticos divergem sobre quem é o real contratante da pesquisa, mas concordam que ela teria sido mais uma feita exclusivamente para desestimular o progressista Wellington do Curso.

Alguns apontam ela teria sido articulada pelo pré-candidato a peemedebista Fábio Câmara, por um dos cenários já apontá-lo num eventual segundo turno apesar dos baixos números que ele vem apresentando em todos os levantamentos de outros institutos e seus aliados espalharem em grupos de WhatsApp que o contratante seria o deputado Bira do Pindaré.

Outros apontam que o verdadeiro contratante da Coronato seria a agência Clara Comunicações, que está fazendo a campanha da pepista Eliziane Gama a soldo do PSDB, do ex-prefeito João Castelo, que indica o seu vice.

Para esses analistas, a indução ao nome de Câmara como contratante teria sido colocada justamente para não deixar pistas.