Gustavo Amorim
TRF-1 fará solenidade para apresentação de Gustavo Amorim
Política

Cerimônia será no dia 17 de março, com transmissão pelo Youtube. Maranhense foi o mais votado em lista tríplice e escolhido por Jair Bolsonaro

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região vai realizar uma sessão solene de apresentação do novo desembargador da corte, o maranhense Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa, de 38 anos, especialista em Direito Tributário e Administrativo.

A cerimônia, que acontece às 16h30 do dia 17 de março, será transmitida em tempo real pelo canal do TRF-1 no YouTube.

Filho do ex-desembargador do TRF da 1ª Região Leomar Amorim, sobrinho do ministro do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), Reynaldo Soares da Fonseca, e genro da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), Amorim assumiu a vaga reservada ao quinto constitucional da advocacia, aberta em decorrência da posse de Kassio Nunes Marques como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

Natural de São Luís, Gustavo Amorim é casado com Rafaela Sarney, filha da ex-mandatária do Maranhão. Ele vai ocupar umas das 27 cadeiras de desembargador federal da corte após ter o nome indicado na lista sêxtupla aprovada pelo pleno do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A lista foi reduzida a três nomes, pelo próprio TRF-1, com Amorim encabeçando a relação como o mais votado, e encaminhada à apreciação do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que escolheu o maranhense para a vaga.

A aprovação do chefe do Executivo ocorreu no dia 18 de fevereiro, com a nomeação publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Jair Bolsonaro nomeia Gustavo Amorim como desembargador do TRF-1
Política

Genro de Roseana Sarney foi o mais votado na lista tríplice encaminhada ao Palácio do Planalto, e apoiado pelo ministro Kassio Nunes Marques, do STF

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou o advogado maranhense Gustavo Amorim para a vaga de desembargador no TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região.

Mais votado na lista tríplice encaminhada ao Palácio do Planalto, Amorim foi apadrinhado pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, que deixou a vaga no TRF-1 ao ser indicado para o STF por Bolsonaro, em 2020.

A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (18).

O novo desembargador do TRF-1 é filho de Leomar Amorim, que foi desembargador da corte até 2014, sobrinho do ministro do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), Reynaldo Soares da Fonseca, e genro da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB). Ele é casado com Rafaela Sarney, filha da emedebista.

Gustavo Amorim, genro de Roseana Sarney, encabeça lista tríplice para o TRF-1
Política

Advogado maranhense é casado com Rafaela Sarney, filha adotiva da ex-governadora. No bastidor, já está sendo considerado o novo desembargador da corte

Em votação nessa quinta-feira (17), o TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região definiu a lista tríplice para o preenchimento de vaga de desembargador federal pelo Quinto Constitucional destinada à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que será enviada ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para nomear o novo ministro da corte.

O advogado Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa, do Maranhão, foi o mais votado pelos magistrados do TRF-1, com 23 votos, e encabeça a relação.

Gustavo Amorim tem 38 anos e é casado com Rafaela Sarney, filha adotiva da ex-governadora Roseana Sarney (MDB). É também sobrinho do ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Reynaldo Soares da Fonseca, e filho do desembargador Leomar Amorim, que morreu em 2014 e era muito querido no TRF-1, tendo sido chamado na corte de “guerreiro da alma invencível”.

Conta ainda com a simpatia do atual presidente do tribunal, desembargador I’talo Fioravanti Sabo Mendes.

A vaga no tribunal foi aberta em outubro em 2020, com a saída do então desembargador federal Kassio Nunes Marques para ser ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), por indicação de Bolsonaro.

O próprio Nunes Marques, que era muito próximo de Leomar Amorim, também apoia Gustavo Amorim.

Os demais integrantes da listra tríplice são Flávio Jaime de Moraes Jardim, do Distrito Federal, que obteve 20 votos, e é sócio de Sérgio Bermudes no escritório onde atua Guiomar Mendes, esposa do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes; e José Roberto Machado Farias, de Alagoas, que conseguiu 17 votos, e é ligado ao vice-presidente da República Hamilton Mourão.

No bastidor, pela força de seus cabos eleitorais, o advogado maranhense já está sendo considerado o novo desembargador do TRF-1.