Ibaneis Rocha
Sarney Filho será secretário de Meio Ambiente no governo Ibaneis
Política

Atual deputado federal pelo Maranhão já foi ministro da área nos governos FHC e Temer. Ele foi candidato ao Senado em outubro, mas não se elegeu

O deputado federal Sarney Filho, o Zequinha (PV-MA), foi anunciado, nesta terça-feira 13, como futuro secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (DF), na gestão do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB).

Entre 1999 e 2002 ele foi ministro do Meio Ambiente no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), tendo comandado novamente o ministério entre 2016 e 2018, no governo Michel Temer (MDB). Uma das principais atuações do futuro secretário de Meio Ambiente do DF no Ministério foi quando ocorreu o desastre da Samarco, que destruiu parte da cidade de Mariana, em Minas Gerais. Ele se recusou a assinar o termo de conformidade que permitiria à mineradora voltar a atuar no município.

Filho do ex-presidente da República, José Sarney, e irmão da ex-governadora Roseana Sarney, ambos do MDB de Ibaneis, Sarney Filho tem cadeira na Câmara desde 1983. Ao todo, foram nove mandatos consecutivos de deputado federal, tendo sido apontado como um dos 100 cabeças do Congresso Nacional por diversas vezes.

Nas eleições deste ano, foi candidato ao Senado pelo Maranhão, mas não se elegeu, ficando em terceiro colocado.