Maranhão Basquete
Dino confirma 1º caso de transmissão local do coronavírus no MA
Cotidiano

Segundo Flávio Dino, trata-se de uma mulher teve contato com um estrangeiro. Governador não informou sobre esse possível 3º caso positivo no estado

O governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou, pelas redes sociais, no final da tarde deste sábado 21, o primeiro caso de transmissão local do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o comunista, trata-se de uma mulher, 37 anos, hospitalizada na rede privada de saúde, que teve contato com um estrangeiro. “Paciente não apresenta sintomas graves”, garante.

Apesar de, segundo a publicação de Dino, a contaminação ter sido através de contato com alguém de fora do estado —e não por a mulher ter sido contaminada fora do Maranhão e ter confirmado positivo somente agora, como no primeiro registro no estado, nessa sexta-feira 20—, nenhuma informação foi dada sobre esse estrangeiro, possivelmente o terceiro caso confirmado de coronavírus no Maranhão, já que há dois oficialmente confirmados.

O ATUAL7 tentou contato com o secretário estadual Carlos Lula (Saúde), por telefone, mas a ligação foi rejeitada. Um posicionamento foi solicitado diretamente ao subsecretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Rafael Arrais, que não soube informar a respeito, mas prometeu retornar o contato com a informação. Também houve contato direto com o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, que informou estar em reunião e não ter informações detalhadas a respeito do caso.

No site da SES (Secretaria de Estado da Saúde), até o momento, sequer há qualquer publicação a respeito do novo caso positivo de Covid-19, e na agência oficial de notícias do Governo do Maranhão, em total falta de transparência, a publicação —feita após essa tentativa de contato do ATUAL7— sobre o novo caso de coronavírus omitiu essa informação sobre a contaminação ter sido por meio de contato com um estrangeiro.

Maranhão Basquete derrota o Presidente Venceslau pela LBF
Basquete

MB venceu as donas da casa por 81 a 55 em jogo no ginásio Castelinho, em São Luís

O Maranhão Basquete manteve o bom momento na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 e derrotou, neste sábado (17), o Top Therm / Grupo Leonardi / Sicredi / Unimed / Presidente Venceslau, por 60 a 59, em partida válida pela quarta semana, disputada no ginásio Castelinho, em São Luís. O jogo foi bastante acirrado, com os dois times lutando pelo resultado positivo até o último segundo.

Disputa em quadra foi intensa, mas MB levou a melhor
Paulo de Tarso Jr. Vitória suada Disputa em quadra foi intensa, mas MB levou a melhor

Os dois quartos iniciais foram equilibrados, mas com a equipe da casa sempre no comando do marcador – 18 a 15 (primeiro) e 14 a 09 (segundo). O começo terceiro período foi totalmente dominado pelo time mandante, que imprimiu um ritmo mais forte, porém o representante de Presidente Venceslau se recuperou na parte final do quarto e a vantagem da agremiação maranhense foi de apenas dois pontos (14 a 12).

Nos dez minutos finais, o Top Therm/Grupo Leonardi/Sicredi/Unimed/Presidente Venceslau voltou com tudo e logo igualou as ações, deixando o jogo indefinido e eletrizante. O final foi disputado ponto a ponto, com os dois times se alternando no comando do marcador e no momento decisivo, apareceu à estrela da lateral Iziane Castro, que conduziu o Maranhão Basquete ao resultado positivo (14 a 23).

Os principais nomes da partida foram Iziane Castro (19 pontos, 03 rebotes e 02 assistências) e a norte-americana Matee Ajavon (11 pontos e 06 assistências), pelo time da casa; Jeanne Moraes (18 pontos) e Mariana Camargo (13 pontos), em favor do visitante.

Com a vitória, o time comandado pela técnica Lisdeivi Pompa chegou aos nove pontos, em cinco jogos realizados (04 vitórias e 01 derrota), subindo para o terceiro lugar. Já o representante de Presidente Venceslau aparece na oitava colocação, com sete pontos, em seis partidas disputadas (01 vitória e 05 derrotas).

A competição prossegue neste domingo (18 ), com o ‘Duelo dos Invictos’, envolvendo Uninassau/América e ADCF Unimed/Americana, às 11h00, em Recife, Pernambuco, complementando a quarta semana.