Melhores Cidades para Fazer Negócios
São Luís está entre as 100 melhores cidades do Brasil para iniciar um negócio
Economia

Estudo é da Urban Systems, que a pedido da revista Exame avalia anualmente as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes com as melhores condições econômicas, de infraestrutura e serviços para se investir

Em estudo realizado anualmente pela empresa de consultoria Urban Systems, a pedido da Exame, publicado na edição mais recente da revista, São Luís aparece entre as 100 cidades mais atrativas para fomentar novos negócios no Brasil.

Segundo o ranking 2019 “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, a capital do Maranhão aparece na 97ª posição na abrangência geral. Melhor colocada ainda nos recortes de Capital Humano e Infraestrutura, 41ª e 90ª posições, respectivamente.

Condição fundamental para o desenvolvimento de negócios e atração de empresas em diferentes segmentos econômico, o recorte Capital Humano leva em consideração indicadores sociodemográficos, econômicos e educacionais, em diferentes níveis de ensino, contrapondo não apenas a oferta atual, como também para um cenário futuro. No caso, o ranking deste ano da Urban System aponta São Luís na 41ª posição, oito colocações acima da registrada em 2018, quando ocupou o 49ª lugar.

Já na análise sobre Infraestrutura local, em que os indicadores estão condicionados às facilidades que proporcionam ao desenvolvimento de empresas e negócios nas cidades, leva-se em consideração sanamento, transporte, telecomunicações e energia. São Luís aparece na 90ª colocação. Ano passado, sequer estava neste recorte.

Para a formação do estudo, a Urban System considera no Ranking Geral as cidades com mais de 100 mil habitantes em 2018, segundo a estimativa populacional mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No Maranhão, das 217 cidades, apenas nove possuem essa quantidade populacional: São Luís, única a aparecer no ranking 2019, e Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia e Bacabal.

Maranhão sem nenhuma cidade entre as 100 melhores para se investir
Economia

A melhor colocada é São Luís, mas quando analisado apenas o recorte capital humano. Estudo é elaborado pela Urban Systems para a revista Exame

Nenhuma cidade do Maranhão foi incluída entre as 100 melhores para se investir. Estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios, edição 2018, mostrou que a melhor colocada é São Luís, mas apenas no recorte capital humano, aparecendo na 49ª colocação, 23 posições a menos que em 2017, quando a capital maranhense ocupava no mesmo eixo o 26º lugar do País.

A queda, segundo a pesquisa, aconteceu devido à piora de alguns indicadores para o cálculo do Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) da cidade.

Das 20 cidades melhores colocadas no ranking, 14 são do Sudeste, 4 do Sul e 2 do Centro-Oste.

Pelo Nordeste, aparecem entre as 100 melhores cidades, pela ordem de classificação, apenas sete: Recife (PE), no 21º lugar; Aracaju (SE), em 25º; João Pessoa (PB), em 52º; Teresina (PI); em 56ª colocada; Salvador (BA), em 62º; Natal (RN), na 82ª posição; e Fortaleza (CE), como 91ª.

Elaborado pela Urban Systems para a revista Exame, o estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios apresenta as cidades mais propícios para se investir, considerando fatores sociodemográficos, econômicos, financeiros, de transporte, infraestrutura e serviços. A pesquisa traz recorte das cidades em quatro eixos importantes para negócios: desenvolvimento econômico (maturidade e crescimento da cidade), capital humano (qualificação profissional e formação de mão de obra), desenvolvimento social (reflexo social do desenvolvimento da cidade) e infraestrutura (básica para os negócios).

O objetivo do Índice de Qualidade Mercadológico, segundo a Urban Systems, é servir como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais.

Para a formação do estudo, foram considerados no Ranking Geral as cidades com mais de 100 mil habitantes em 2017, segundo a estimativa da população observada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o último levantamento do IBGE, das 217 cidades do Maranhão, nove possuem essa quantidade populacional: São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia e Bacabal.