Nelma Celeste de Pinho
MP estende investigações sobre execução de projeto habitacional em Buriticupu
Política

Pelo menos 22 famílias deveriam ter sido beneficiadas com obras. Representante da Fundação Assistencial Vieira Castro é o principal alvo

O Ministério Público (MP) do Estado do Maranhão resolveu estender as investigações sobre a execução do projeto de melhoria habitacional no município de Buriticupu, em convênio celebrado entre a extinta Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Sedagro) e a Fundação Assistencial Vieira Castro.

As investigações foram abertas pelo Parquet desde 2010, contra a representante legal da Fundação, Nelma Celeste Marques de Pinho, ainda como Peças de Informação, mas foram convertidas em Procedimento Administrativo pelo promotor de Justiça Peterson Armando Azevedo Abreu, no dia 7 de fevereiro deste ano.

Com obras orçadas em R$ 165 mil, o projeto habitacional deveria beneficiar pelo menos 22 famílias no povoado Quadra São João, em Buriticupu.

A Professora Nelma, como é conhecida a representante da Fundação Assistencial Vieira Castro, foi candidata a prefeita do município de Presidente Juscelino — onde a entidade tem endereço registrado — nas eleições de 2012, mas acabou derrotada. Ela concorreu pelo PT, tendo apenas 162 votos.

Nela Celeste Pinho é alvo, ainda, de outra investigação do Ministério Público estadual, desde julho de 2015, por conta de irregularidades num convênio de quase R$ 603 mil entre a entidade e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebrado no ano de 2010.

A Fundação Assistencial Vieira Castro pertente aos sócios José Carlos Vieira Castro e Wanderley Marques Pinho.