Octávio Soeiro
Herdeiro político, Octávio Soeiro defenderá a reestruturação da atenção básica na Câmara
Política

Odontólogo, filho de Albino e Bárbara Soeiro foi eleito com 5.199 votos

Odontólogo por formação, o vereador eleito com 5.199 votos, Octávio Soeiro (Podemos), 29 anos, casado e pai de uma filha de 6 anos, vem de uma família de políticos e conseguiu “herdar” o cargo na Câmara Municipal de São Luís de sua mãe, a vereadora Bárbara Soeiro (PSC). Seu pai, Albino Soeiro, outrora também ocupou o cargo, mas a linhagem política de sua família não é escondida por Octávio em um momento em que a nova safra de políticos fala tanto em nova política.

“Ser filho de político pra mim é algo que me orgulha muito. A carreira de meus pais, a história de meus pais, a retidão, honestidade, a transparência que puderam desempenhar nos anos de vida pública”, disse ao ATUAL7. “O legado político foi passado de forma natural, o nosso grupo político e as pessoas que nos acompanham entenderam que eu já pudesse ter essa oportunidade, com a permissão de Deus e a ajuda de mais de 5 mil ludovicenses, nós conseguimos lograr êxito nesse projeto”, completou.

Apesar de ainda não ter rompido a barreira dos 30 anos, Octávio não acredita no conceito da nova política. Para o parlamentar novato, a política encontra, de ciclos em ciclos, novos ideias, oxigenação e novos planos e projetos. O vereador do Podemos acredita que a política sempre foi importante para a sociedade.

Antes de assumir qualquer cargo político, Soeiro trabalhou durante sete anos na rede municipal de saúde de São Luís, na função de cirurgião-dentista. “Conheço de fato, de perto, a realidade e os anseios e as dificuldades da nossa saúde pública”, garantiu.

A prioridade do mandato, segundo Octávio, será a saúde pública, com foco na reestruturação da atenção básica. “Sempre digo que a porta de entrada do cidadão é a unidade básica de saúde perto da sua casa. Se você tiver toda a estrutura e condição de trabalho, eu tenho certeza que você não precisa superlotar a média e alta complexidade. O cidadão não precisa se deslocar até o Socorrão para resolver o seu caso de diabetes, o seu caso de hipertensão, tudo isso se resolve na atenção básica. É muito mais simples prevenir do que tratar, então, a reestruturação da atenção básica será uma das minhas principais lutas”, comprometeu-se.

Octávio também acumulou trabalho social na área do esporte, onde Albino Soeiro sempre militou. “No esporte eu trago no DNA a história do meu pai, que continuou com minha mãe. Eu mantenho um trabalho social de 4 escolinhas, em São Luís, com mais de 100 crianças. Onde a gente entende que o esporte também é uma ferramenta é um dispositivo de inclusão social”, disse com orgulho.

A relação de Octávio Soeiro e do prefeito eleito Eduardo Braide é de correligionários. Quando perguntado sobre, responde que é a “melhor possível” e que esteve desde o início no projeto de elegê-lo prefeito da capital. “Acredito muito na gestão, imagino que Eduardo tenha a visão de gerar oportunidades em São Luís e fazer uma cidade inclusiva e tenho certeza que poderei contribuir dentro do parlamento”.

Para contribuir com a melhoria do trabalho legislativo, nos próximos quatro anos, Octávio acredita que a jovialidade e o entusiasmo de trabalhar será seu forte para desempenhar um bom resultado.