Programa Trabalho com Dignidade
Inaugurada primeira marcenaria de móveis projetados do sistema prisional do MA
Cotidiano

Mobiliários feitos em MDF serão fornecidos à DPE-MA e à Segov. Inicialmente, 31 internos do regime semiaberto começaram as atividades de produção

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) inaugurou, recentemente, a primeira marcenaria de móveis projetados do sistema prisional do Maranhão. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária (SAAHP), em conjunto com as secretarias Adjuntas de Segurança Penitenciária (SASPE) e de Administração, Logística e Inovação Penitenciária (SALIP) da Seap.

A frente de trabalho funciona na própria sede da Seap, no bairro Vila Palmeira. A marcenaria funciona de segunda-feira à sexta-feira, beneficiando os internos com a profissionalização e também com a remição de pena de um dia para cada três trabalhados.

Segundo o governo, inicialmente, 31 internos do regime semiaberto, devidamente equipados com kits de proteção individual e uniformes de serviço, começaram as atividades de produção dos mobiliários feitos em MDF que serão fornecidos à Defensoria Pública do Estado (DPE) do Maranhão e à Secretaria de Estado de Governo (Segov). Serão 1.200 móveis produzidos, na primeira etapa.

Marcenaria funciona na quadra de esportes da própria sede da Seap. Foto: Clayton Monteles

O órgão e a pasta assinaram convênio de cooperação técnica com a Seap para a inclusão de pessoas presas em ciclos produtivos de trabalho. A proposta objetiva ampliar ainda mais a oferta de ocupação digna aos internos, potencializando as atividades de reintegração social.

Serão confeccionados gaveteiros, mesas, armários, estações de trabalho e raques em MDF de alta qualidade.