O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou, pelo Twitter, nesta quinta-feira 21, mais uma mudança no primeiro escalão do Palácio dos Leões.
No segundo mandato do comunista, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) será comandado pelo irmão mais velho do deputado federal e presidente do PP no Maranhão, André Fufuca.
Trata-de do engenheiro ambiental Rafael Carvalho Ribeiro, recentemente exonerado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) do comando da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Maranhão, órgão subordinado ao Ministério da Economia.
Havia a possibilidade de Rafael Ribeiro assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), mas para a pasta acabou sendo anunciado, também hoje, o deputado estadual Márcio Honaiser (PDT). Já para o Meio Ambiente tentava emplacar um nome o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PR).
Durante parte do primeiro mandato de Dino, Fufuca controlou a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), por meio da indicação de Hewerton Pereira, o Passarinho. Ele caiu para dar lugar ao ex-líder do governo na Assembleia Legislativa, Rogério Cafeteira (DEM).