Senai
Senai Maranhão está entre os primeiros do Brasil em avaliação nacional
Maranhão

Entidade obteve o 5º lugar do país e o 1º do nordeste no Sistema de Avaliação da Educação Profissional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Maranhão obteve o 5º lugar do país e o 1º do nordeste no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep), prova semelhante a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para estudantes do ensino técnico. Foram avaliados os cursos técnicos de Redes de Computadores, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Segurança no Trabalho e Informática. O resultado é inédito para o Maranhão e comemorado pelos gestores da entidade, que integra o Sistema Fiema.

Na média geral, o Senai-MA atingiu 81% na avaliação, superando a meta indicada pela entidade nacional, que foi de 76%. O resultado é referente ao ano de 2016 e foi divulgado neste mês, em Brasília.

Todos os cursos técnicos são avaliados anualmente no Saep, desde que tenham atingido um percentual de 80% de cumprimento de sua carga horária.

Segundo o diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura da Silva (foto), nos últimos três anos, a entidade maranhense investiu fortemente na melhoria de sua base tecnológica e na capacitação de docentes, assim como na implantação da Metodologia Senai de Educação Profissional, o que refletiu no desempenho e superação da meta estabelecida nacionalmente.

“O resultado da avaliação dos nossos alunos demonstra a qualidade e o diferencial da educação profissional oferecida pelo Senai-MA, cujo perfil profissional dos cursos técnicos está alinhado às necessidades das indústrias e validado por elas. A notícia é positiva e é fruto do trabalho desenvolvido por todo time do Senai”, comemorou.

Prefeitura firma convênio com o Senai para cursos profissionalizantes
Maranhão

Segundo o prefeito Luis Fernando Silva, parceria vai possibilitar qualificação profissional aos jovens e adultos que necessitam de recolocação no mercado de trabalho

A Prefeitura de São José de Ribamar assinou convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na última sexta-feira 28, para a oferta de cursos profissionalizantes que beneficie a população do município.

O convênio prevê, inicialmente, a oferta de treinamentos de iniciação profissional, aperfeiçoamento e qualificação, voltados há cinco áreas específicas com duração de 12 meses e carga horária de 40 à 160 horas a depender do curso.

Entre os cursos oferecidos, estão: Assistente Administrativo, Mecânico de Refrigeração, Pedreiro, Pintor, Instalador Hidráulico, Doces e Salgados, Operador de Computador. Cada curso terá um perfil diferenciado, devendo aos candidatos preencherem aos pré-requisitos necessários para obtenção da vaga.

De acordo com o prefeito Luis Fernando Silva (PSDB), a parceria vai possibilitar qualificação profissional não apenas aos jovens como também adultos que necessitam de recolocação no mercado de trabalho.

“Essa é mais uma ação de valorização e reconstrução do nosso município. Uma vez que disponibilizamos oferta de cursos que qualifique nossa população, estamos oportunizando a recolocação de jovens e adultos no mercado de trabalho e com isso fomentando o aquecimento de nossa economia”, explicou o tucano, destacando a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), e sua excelência na oferta de educação profissional.

Para o presidente da Federação, Edilson Baldez, além do conhecimento, a oportunidade gera ainda a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho ou investir no seu próprio negócio, elevando a qualificação da mão-de-obra.

“Para o Sistema Fiema é uma grande satisfação essa parceria que não é de hoje. Acima de tudo nesse momento estamos atendendo uma demanda apresentada pelo prefeito, trazendo estes cursos. Isto é educação”, completou.

Cursos profissionalizantes

Os cursos são direcionados para jovens a partir de 18 anos além de adultos e usuários já beneficiados pelos serviços da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda (Semas) de São José de Ribamar.

No total serão disponibilizadas cerca de 25 vagas para cada modalidade, totalizando 150 oportunidades direcionadas para os mais diversos públicos.

Para ter acesso à vaga, o candidato terá que possuir ensino médio completo ou cursando atender o perfil do curso pleiteado além de apresentar o RG, CPF, Comprovante de residência e escolaridade.