Sisu
Ministério da Educação divulga lista de aprovados no Sisu; confira
Brasil

Foram ofertadas mais de 228 mil vagas nesta edição. Aprovados em 1ª chamada devem fazer matrícula entre hoje a próxima sexta-feira 22

O Ministério da Educação (MEC) liberou, na manhã desta segunda-feira 18, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A princípio, o resultado foi disponibilizado para consulta individual, em que é preciso informar inscrição e senha. Minutos depois, a lista de aprovados foi disponibilizada para consulta. O programa seleciona estudantes para instituições federais de ensino superior de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, foram oferecidas 228.071 vagas em 6.323 cursos de 131 faculdades. No último balanço divulgado pelo MEC, havia 2.712.937 inscritos.

Confira o resultado do Sisu por meio da lista de aprovados ou em consulta individual (é preciso informar sua inscrição e senha do sistema).

A nota de corte varia de acordo com o curso e a universidade, e algumas graduações podem estabelecer pesos diferentes para notas de determinadas disciplinas. Um dos pré-requisitos para participar do Sisu é não ter tirado zero na redação. As inscrições ficaram abertas de 11 a 14 de janeiro pelo site.

Matrículas

Os aprovados em primeira chamada devem efetivar o registro na sexta-feira 22, na próxima segunda 25 ou na terça-feira 26. Quem não foi convocado, ainda tem desta segunda-feira 18 até 29 de janeiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, diretamente na instituição de ensino em que quer estudar.

Vagas na capital federal

Na Universidade de Brasília (UnB), foram 83.146 inscritos para 1.982 vagas, uma concorrência média de 41,95 candidatos por vaga. O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) ofereceu 572 vagas em 15 cursos de licenciatura ou tecnológicos: ciência da computação, automação industrial, design de moda, física, agroecologia, biologia, gestão pública (noturno ou diurno), letras espanhol, letras inglês, letras língua portuguesa, secretariado, logística, química e matemática. Já na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), foram 160 oportunidades para graduações em medicina e enfermagem.

Outras oportunidades

Quem não passou no Sisu também pode usar a nota do Enem para outras seleções: Programa Universidade para Todos (ProUni) - que oferece bolsas em faculdades particulares e cujas inscrições serão abertas nesta terça-feira 19 e vão até sexta-feira 22 pelo site; Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), focado em oferecer financiamento para quem quer cursar graduações particulares; e Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos.