Suvamy Vivekananda Meireles
Em crise, Corregedoria-Geral do MP do Maranhão renovará comando
Política

Eleição ocorre no dia 5 de abril. Eleito irá substituir o atual ocupante do cargo, o procurador Suvamy Vivekananda

Ineficaz tanto no uso dos meios quanto pelos resultados, a Corregedoria-Geral do Ministério Público do Maranhão renovará seu comando, em eleição marcada para o dia 5 de abril próximo, na sala dos órgãos colegiados da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no bairro do Calhau, em São Luís.

Pelo menos dois procuradores de Justiça concorrem ao cargo, para o biênio 2017/2019: Carlos Jorge Avelar Silva e Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, respectivamente, titular e suplente do Conselho Superior do MP-MA.

O eleito irá substituir o atual e quase eterno corregedor-geral, o procurador de Justiça Suvamy Vivekananda Meireles, sob a missão de resgatar a eficácia do órgão e reiniciar procedimentos de natureza disciplinar em relação ao membros do MP maranhense, que há muito foram tomados de conta pelo controle externo do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

Os candidatos disputarão os votos dos membros do Colégio de Procuradores de Justiça. De acordo com a Resolução nº. 39/2017, que disciplina o processo de escolha, será proclamado eleito o mais votado. Caso haja empate de votos entre os concorrentes, será considerado eleito o mais antigo na carreira.

A Comissão Eleitoral que coordena o processo é formada pelos procuradores de Justiça Krishnamurti Lopes França, como presidente, Marco Antonio Anchieta Guerreiro e Maria Luíza Ribeiro Martins, como titulares, e Selene Coelho de Lacerda e Themis Maria Pacheco de Carvalho, como suplentes.