Os escoteiros do Maranhão realizam durante toda a semana, uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Escoteiro, 23 de abril, que em 2017 completa 100 anos de existência no Brasil. O 1º Grupo Escoteiro “Coelho Neto” – 1º GECON, fundado em 09 de abril de 1988, possui um efetivo de 80 associados entre jovens e adultos voluntários, que se dedicam uma vez por semana, a trabalhar valores como ética e cidadania junto à jovens de faixa etária entre 6 e 21 anos.
Desde o último dia 22, os escoteiros realizam diversas atividades para comemorar a data. Um total de 26 ações estão sendo implementadas até o próximo dia 29, quando ocorrerá o ápice das comemorações, uma exposição sobre o Escotismo, das 10 às 22 horas, no Shopping Passeio (Cohatrac). Além disso, O 1º GECON está arrecadando ração para cães e gatos, que serão posteriormente doadas ao Instituto AMADA, que cuida e busca novos lares para animais abandonados. O contato para doações pode ser feito pelos telefones (98) 98822-7142 ou 98866-5985 (WhatsApp).
Semana do escoteiro
Os membros do 1º GECON (Lobinhos, Escoteiros, Sêniores, Pioneiros e Adultos Voluntários) acamparam no último dia 21, no Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Horn, localizado no município de Paço do Lumiar/MA. O Grupo Escoteiro distribuiu abraços às pessoas que transitavam pelas ruas de Paço do Lumiar, e com frases de cuidado, atenção e carinho escrito em cartazes, buscou sensibilizar a comunidade luminense, para uma vida melhor. Ainda no dia 21, realizou o “Amanhecer do Escotismo”, e momentos em que foram contadas histórias sobre a história do escotismo, com antigos membros do grupo. Dia 22, realizou grande confraternização com as famílias dos membros do grupo.
1º GECON
O 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, fundado por iniciativa de três funcionários do Consórcio de Alumínio do Maranhão (ALUMAR), que tinham como objetivo oferecer aos filhos de funcionários da empresa, uma alternativa de atividades voltadas para a formação da cidadania e de envolvimento com a comunidade, completa 29 anos de existência em São Luís.
As atividades escoteiras acontecem ao ar livre e são utilizadas diversas ferramentas educativas como meio de trabalhar a formação dos jovens, sendo eles os principais atores de seu desenvolvimento pessoas, cabendo ao adulto voluntário ser o facilitador da conquista de objetivos educacionais propostos aos jovens, em 06 áreas de desenvolvimento: o intelectual, o social, o físico, o espiritual, o afetivo e o caráter.
Atualmente a presidência do 1º GECON é exercida por Ildejan de Sousa Ferreira, e o grupo funciona na Avenida São Luís Rei de França, Nº 1103, Turu – onde funciona o Grande Oriente do Brasil no Maranhão (GOB).
Deixe um comentário