Aplicativos e Games
Aplicativos e Games

Raimundo Alencar disse que usuários não poderiam ser prejudicados. Nova decisão diz que aplicativo deve cooperar com a Polícia Civil do PI

Uma decisão do desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça (TJ) do Piauí, derrubou o mandado judicial que mandava tirar do ar o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Consta no sistema eletrônico do TJ que a liminar foi deferida nesta quinta-feira (26), mas o site omite os motivos da decisão por se tratar de um processo que corre em segredo de Justiça. A informação é do G1 do Piauí.

Em entrevista para a TV Clube, afiliada Globo do Piauí, o desembargador Alencar disse que as empresas telefônicas e seus usuários não devem ser penalizados por uma decisão judicial.

Desembargador disse que tema deve ser estudado com mais calma
Divulgação/WhatsApp =)Desembargador disse que tema deve ser estudado com mais calma

- Me baseei no direito que a empresa tem de não ver cerceada a prestação de serviço para o povo brasileiro. A empresa não tem nenhuma relação com o WhatsApp, não armazena os arquivos do aplicativo e não tem nenhuma relação com a decisão judicial (que pedia ao WhatsApp que cooperasse com a Polícia Civil do Piauí) - afirmou.

O juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, proferiu mandado judicial no dia 11 de fevereiro para que o aplicativo fosse tirado do ar. O magistrado deu decisão após a empresa não colaborar com investigações da Polícia Civil do Piauí.

- A postura da empresa se mantém inerte às solicitações da Justiça Brasileira, desrespeitando decisões judiciais a bel-prazer, tornando-se ‘terra de ninguém’, atentando contra a soberania nacional - disse o juiz por meio de nota à imprensa.

Na decisão contrário à de Luiz Moura, o desembargador Raimundo Nonato disse ainda que é preciso ter mais calma com o assunto. “Entendi que a decisão (de pedir a suspensão do WhatsApp), pelo alcance que atinge, exigia uma medida que revelasse a sua eficácia imediata. Entendi que era preciso estudar com calma e mais comedidamente o tema. Entretanto, é claro que a empresa deve fornecer as informações que a justiça solicitou”, disse Raimundo Nonato da Costa Alencar.

O G1 falou com o escritório de advocacia responsável pelo pedido de liminar no TJ, que confirmou representar algumas empresas de telefonia, mas que não poderia dar mais detalhes sobre o caso por se tratar de um processo que segue em segredo de Justiça. O Sindicato das Empresas de Telefonia ainda não se pronunciou sobre a nova decisão.

WhatsApp "arrogante"

Também nesta quinta-feira, o juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, declarou que o aplicativo de troca de mensagens instantâneas WhatsApp teve uma postura arrogante ao desrespeitar decisões judiciais brasileiras. O juiz ordenou que o aplicativo saísse do ar por não colaborar com investigações da Polícia Civil do Piauí. Nesta quinta-feira (26), o magistrado recebeu uma equipe do G1 e da TV Clube e esclareceu seu posicionamento, mas não autorizou a divulgação de imagens.

Luiz de Moura Correia afirmou que a empresa alegou não possuir escritório no Brasil e, assim, descumpre as solicitações da Justiça. Segundo ele, o WhatsApp desrespeitou decisões judiciais a “bel-prazer”, tratando a Justiça brasileira como “terra de ninguém”.

- O pedido de informações para colaborar com investigações piauienses ocorreu em 2013, no entanto a empresa não se posicionou sobre a solicitação. Disse que não poderia atender ao pedido porque não possui sede no Brasil. E justificou que somente poderia fazer algo a respeito caso o pedido fosse realizado através do acordo de cooperação jurídica internacional que existe entre o Brasil e Estados Unidos. Isso foi feito através do Ministério da justiça e mesmo assim nada foi repassado à polícia - contou o juiz.

Entenda o caso

O Núcleo de Inteligência da Polícia Civil informou na quarta-feira (25) que um mandado judicial expedido em 11 de fevereiro pedia a suspensão temporária das atividades do WhatsApp. O pedido ocorreu após a empresa se negar a dar informações para uma investigação policial.

De acordo com o delegado geral do Piauí, Riedel Batista, as investigações a que se referem o juiz acontecem por meio da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), que precisou de informações contidas no WhatsApp e o aplicativo se negou a fornecer.

A Secretaria de Segurança do Piauí disse que os processos judiciais que originaram as decisões tiveram início em 2013, mas até o momento os responsáveis pelo WhatsApp não acataram as ordens. Nesta quinta-feira, o desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar derrubou a decisão de tirar o WhatsApp do ar, mas manteve a obrigatoriedade de a empresa prestar as informações solicitadas pela Polícia Civil.

Poetweet: site brasileiro transforma seus posts no Twitter em poesia
Redes Sociais

Site conta com um algoritmo que transforma em poesia o conteúdo de uma conta do Twitter, sem precisar fazer login

Os tweets agora podem ser transformados em poesia. A ideia é do centro cultural brasileiro de pesquisa, reflexão, troca e criação de arte e cultura, b_arco, que criou uma página na web para isso: o Poetweet. Os resultados podem ficar bem divertidos, mesmo que suas palavras acabem não fazendo tanto sentido quando colocadas lado a lado.

É bem simples transformar os tweets em poesia. Basta acessa o site, inserir qualquer usuário do Twitter e escolher um dos três formatos de poesia: Soneto, Rondel ou Indriso. Em poucos segundos, antes de mostrar o resultado final, o site mostrará mensagens do tipo "Rastreando os dados da sua inspiração", "extraindo os sentimentos twittados" e "baixando os bytes da sua estrofe".

Em seguida, a poesia é exibida com diferentes combinações de tweets do usuário, com um formato bem atrativo visualmente, como se fosse mesmo um poema em um livro, que pode ainda ser compartilhada no Twitter ou Facebook. O usuário também é convidado a criar um novo poema ou mesmo a sua própria poesia no site do b_arco.

Site Poetweet mistura tweets e cria poema
Reprodução Muito 1966 Site Poetweet mistura tweets e cria poema