Maranhão

Comportamento no trânsito é tema de livro que será lançado em São Luís

Cerimônia acontecerá no próximo dia 21, no Campus 1 do Ceuma. Antes, dia 18, haverá uma prévia, na UFMA

Por que agimos de maneira tão individualista no trânsito? Por que cometemos infrações mesmo sabendo que esse comportamento é inadequado? Quais as maneiras de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo? Por quais razões, de modo geral, os mototaxistas dirigem tão perigosamente? A realização de avaliação psicológica de motoristas implica necessariamente mais segurança para o trânsito?

A coautora e coorganizadora da obra, Zuleide Oliveira Feitosa
Divulgação Comportamento no Trânsito A coautora e coorganizadora da obra, Zuleide Oliveira Feitosa

Essas e outras questões são contempladas no livro Pesquisas sobre Comportamento no Trânsito, de coautoria e coorganização da psicóloga maranhense e doutoranda pela Universidade de Brasília (UnB), Zuleide Oliveira Feitosa, que será lançado no próximo dia 21, em São Luís.

“A proposta do livro é contribuir para o conhecimento do profissional de trânsito, dos gestores e para aqueles que tomam decisão acerca do planejamento urbano, trânsito e transportes. E tem como principal foco as implicações práticas dos resultados alcançados pelas pesquisas”, explica Zuleide, que acredita na mudança de posturas individuais para um trânsito mais harmonioso.

O livro destina-se a um público abrangente: leigos, estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como aos profissionais de psicologia e de outras esferas do conhecimento que atuam na área de trânsito. Na publicação, o leitor terá contato com relevantes pesquisas brasileiras desenvolvidas no campo da psicologia e de outras áreas do conhecimento - como engenharia, arquitetura, sociologia, medicina entre outras - com enfoque na dimensão comportamental, informações práticas para a vida cotidiana e uma linguagem acessível.

Segundo Zuleide Oliveira, as pesquisas demonstram que a construção de um trânsito seguro depende de quão disposto está o condutor ou o pedestre em se comportar de modo adequado às regras do trânsito.

“Comportar-se de modo adequado requer manter-se na velocidade permitida da via, usar o cinto de segurança, manter a atenção na direção, não usar o celular enquanto dirige, não atravessar o sinal vermelho. Estas são medidas indispensáveis para se usufruir de um trânsito minimamente seguro. A harmonia cresce à medida que o condutor e o pedestre se comprometem com as regras simples de cidadania. Por exemplo, o condutor pode ceder a vez para outro e promover sensação de satisfação e cordialidade; ou o pedestre não atravessar a faixa quando o sinal está verde para o condutor, caso contrário, o movimento do pedestre pode confundir a percepção do motorista que está se guiando pelo semáforo. Comportamentos simples como estes podem harmonizar o ambiente do trânsito e poupar muitas vidas”, adverte.

A cerimônia de lançamento acontecerá no salão nobre da biblioteca da Universidade Ceuma, Campus 1, no Renascença, às 19 horas, na semana em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito. O evento será aberto ao público. Antes, no dia 18, às 17 horas, haverá uma prévia do lançamento, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), para o público acadêmico.



Comente esta reportagem