O Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (Colun/UFMA) obteve o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre todas as escolas públicas do Maranhão em 2015. O resultado foi divulgado nessa terça-feira 4, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
A lista contempla as 14.998 escolas que cumpriram o critério de ter, no mínimo, dez alunos participantes do Enem 2015 com taxa de desempenho igual ou superior a 50%. Os resultados também contabilizam os 1.212.908 estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio regular declarados no Censo da Educação Básica de 2015 e que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de redação do exame.
Para a coordenadora do Núcleo Técnico Pedagógico (NTP) do Colun, Maria Jandira de Andrade Sousa, o resultado do colégio é fruto de ações iniciadas desde o ensino fundamental. “Também realizamos um bom trabalho mesmo junto àqueles que ingressam no Colégio Universitário no ensino médio. O planejamento é pensado num currículo vasto”, afirma.
O trabalho, como explicou, é intensificado no 3º ano do ensino médio, onde os alunos têm carga horária ampliada, com revisões pontuais, acompanhamento em tempo integral, aulas extras, projetos de pesquisa e extensão, dentre outras atividades extracurriculares. “Além disso, os conselhos de classe são fundamentais para esse desenvolvimento, tendo em vista que junto aos estudantes é possível identificar os erros, apontar soluções e tomar devidas providências”, completa Jandira.
O diretor do Colégio Universitário, Reginaldo Manoel Almeida Moraes, atribui o bom desempenho do Colun pelo nível de qualificação dos professores e compromisso destes com a educação pública. “No 3º ano o regime é diferenciado com aulas específicas, curso de férias e revisões”, destaca.
Para o professor da disciplina de Música do Colun, Micael Carvalho dos Santos, a o resultado é um orgulho e premia o empenho do corpo docente. “Essa conquista é muito importante para UFMA e reflete o nível de competência desta universidade. Justifica o bom investimento orçamentário público feito nos colégios de aplicação (CAP) voltados para a formação de nossos jovens”, comemora.
Deixe um comentário