EUA elegem Donald Trump seu novo presidente
Mundo

EUA elegem Donald Trump seu novo presidente

Pesquisas erram feio nas intenções de voto. Empresário derrotou praticamente todo o establishment americano

Contra todas as previsões, o empresário e ex-apresentador de TV Donald Trump venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos realizadas nessa terça-feira 8.

Até as 7h30 desta quarta-feira 9, o republicano tinha 279 votos contra 218 da candidata democrata Hillary Clinton. Ainda falta a apuração de quatro estados (Arizona, Michigan, New Hampshire e Minnesot), mas Hillary não consegue mais alcançar o republicano. O resultado, que contesta a maioria esmagadora das pesquisas de intenção de voto que indicavam que Hillary seria eleita, precisa agora ser confirmado no próximo dia 19 de dezembro, quando o colégio eleitoral formado pelos delegados deve validar a voz das urnas.

Trump derrotou praticamente todo o establishment americano, a começar por caciques do seu próprio partido. Prevaleceu sobre uma rara união entre empresários, artistas e intelectuais renomados, além de grandes veículos de mídia, que deram apoio à Hillary Clinton.

Ele será o primeiro presidente dos EUA sem uma carreira política e o mais velho já eleito.

As peças-chaves da vitória de sua eleição foram principalmente os estados de Flórida, Carolina do Norte e Ohio, onde as pesquisas mostravam muitos indecisos e uma leve vantagem para Hillary. A votação em Flórida surpreendeu pelo fato de o estado ter a maior proporção de eleitores latino-americanos, cerca de 2,6 milhões.



Comente esta reportagem