O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira 8 para solicitar, pela segunda vez, a anulação do processo de escolha dos conselheiros tutelares em São Luís.
A solicitação faz referência à eleição unificada para conselheiro tutelar, ocorrida no último domingo 4, que, segundo o parlamentar, foi caracterizada pela desorganização por parte da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).
Durante o pronunciamento de Wellington, vários candidatos ao cargo de conselheiro tutelar ocuparam a galeria do Legislativo estadual e se manifestaram em defesa de uma nova eleição.
“As eleições que ocorreram no domingo foram repletas de irregularidades, a exemplo da votação manual, da ausência dos nomes dos candidatos na cédula de votação feita em um papel; da falta de comprovante de votação de centenas de eleitores; da existência de candidatos com o mesmo número; de pontos convencionais de eleição que foram alterados subitamente, fazendo com que muitas pessoas não votassem por não saberem o local de votação; além da realização explícita de boca de urna nos bairros de Fátima e São Francisco. Tais irregularidades não são alegadas apenas por mim, enquanto eleitor, mas pelos candidatos e, sobretudo, pela população. Ante isso foi encaminhada denúncia ao Ministério Público, solicitando a apuração de eventuais irregularidades no processo. Queremos sim eleições para conselheiros tutelares, pois compreendemos a relevância da função, mas queremos, sobretudo, que tais eleições zelem por aquilo que é fundamental em nossa sociedade: a democracia”, declarou.
Deixe um comentário