Paço do Lumiar: Gilberto Aroso abre o jogo sobre temas polêmicos
Política

Paço do Lumiar: Gilberto Aroso abre o jogo sobre temas polêmicos

Candidato a prefeito falou sobre as acusações que levaram à sua prisão, em março deste ano

O candidato a prefeito de Paço do Lumiar pela coligação “A Vontade de Todos”, Gilberto Aroso 10 (PRB), concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Robert Lobato em que abre o jogo sobre temas polêmicos que cercam a sua carreira política. Eles os assuntos, as acusações que levaram à sua prisão, em março último; e sua gestão como ex-prefeito.

Confira abaixo:

Registro de candidatura

Sou candidato, sim. E, se for a vontade de Deus e do povo seremos eleitos. Nossos adversários diziam que não seriamos candidatos, se fosse, não seriamos registrados, agora não tem mais o que dizer. Nossa candidatura foi registrada pois preenche todos os requisitos exigidos pela legislação. Cada dia inventam um novo factoide, mas os eleitores já perceberam que só mentira de quem não tem voto e propostas para o município.

Ganha e leva

Meus adversários tem a todo instante passar a ideia de que, eu vencendo a eleição de prefeito, posso não ser diplomado ou se for diplomado não concluo o mandato. Ora, trata-se do mais completo desesperos daqueles que não têm votos para mim derrotar nas urnas. Sou candidato porque tive meu registro deferido pela Justiça Eleitoral, a mesma Justiça que meus adversário insistem em não respeitar. Minha condição de elegibilidade está dada pela corte eleitoral do nosso estado. Assim, somos candidatos e vamos vencer a eleição de 2 de outubro próximo, e faremos uma administração exemplar para tirar o Paço do Lumiar da condição de abandono que a cidade se encontra atualmente.

Pesquisas

Há inúmeras pesquisas e para todos os gostos em Paço do Lumiar, mas a pesquisa que costumo apreciar aquela que vemos nas ruas através de acolhimento da população ao nosso nome e as nossas propostas. As pessoas muito felizes e satisfeitas com a nossa candidatura. É essa pesquisa no contato direto com cada cidadão e cidadão que vale.

Gestão 2005/2008

Quando assumimos a prefeitura em 2005 a cidade estava, a exemplo do que acontece hoje, destruída. Nosso antecessor deixou o município em situação de calamidade pública do ponto de vista da gestão. Fizemos uma administração que ainda hoje é considerada uma das melhores de Paço do Lumiar. Lembro que deixamos a prefeitura saneada e com dinheiro em caixa para nossa sucessora, obras contratadas, obras em execução e obras empenhadas, convênios assinados e dinheiro disponível em conta. Não deixamos uma única conta em atraso! Todos os servidores, fornecedores do município estavam em dias, Folha de pagamento, obrigações sociais, todas as certidões regularizadas, enfim, não ficamos devendo nada. Aliás, entregamos um relatório para nossa sucessora com todas as informações sobre como ela ia encontrar a Prefeitura de Paço do Lumiar.

Futura gestão

Um das nossas primeiras missões ao assumir a Prefeitura de Paço do Lumiar, caso o eleitor nos der mais essa honra, será reconstruir o município. Vamos avançar muito mais do que avançamos da primeira vez que fui prefeito. Até porque já vamos como a experiência e é exatamente isso que temos sentido nesta campanha, ou seja, o povo quer alguém com experiência para resolver os seus problemas enquanto cidadão. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar, olhando para frente e não pelo retrovisor com aquela história de “herança maldita”, até porque temos a consciência de que a situação dos municípios é grave em todo o país e não apenas em Paço do Lumiar.

Parcerias

Assim que sair o resultado da eleição, e sendo nós os escolhidos pelo povo, uma das primeiras coisas que faremos é solicitar uma audiência com o governador do estado, mostrando as dificuldades e pedindo parceria. Não temos no governo do estado um opositor, até porque o governo é um governo de todos nós, não é mesmo? Então não temos qualquer constrangimento de afirmar que uma das nossas primeiras tarefas como prefeito eleito de Paço do Lumiar é bater às portas do governo do estado em busca de parcerias.

Prioridades na gestão

A nossa grande prioridade é resgatar a setor da educação municipal. As escolas estão sucateadas, algumas em situação calamitosa, diversas fechadas. Vamos dar uma atenção especial às escolas comunitárias. Acreditamos na educação formal, mas não desconhecemos o papel importante da escolas comunitárias e elas terão todo o apoio necessário da minha gestão na tarefa de melhorar os índices do setor no nosso município. Dar também uma resposta urgente na infraestrutura urbana e enfrentar a questão da saúde como enfrentamos da primeira vez que fomos prefeito. Aliás, cumpre informar aos leitores, que há anos a Unidade Mista de Paço do Lumiar encontra-se fechada por falta de dialogo entre os gestores e aso UBS sem condições de atender a população sem contar que o município não possui uma ambulância, o que é um verdadeiro absurdo! Estas três áreas, educação – com especial destaque para a formação dos professores que iremos incentivar –, infraestrutura urbana e saúde, serão o nosso foco na futura gestão Gilberto Aroso. Outra preocupação que temos é com geração de emprego e renda, que foi esquecida e que será resgatada por nós.

Recuperação da sede

Nosso objetivo é resgatar a autoestima dos luminenses como um todo e claro que esse processo tem a ver com a valorização da sede do município que realmente está abandonada também. Quando fui gestor trabalhei muito na sede e povo lembra disso, Reformamos a Câmara de Vereadores, o próprio prédio da Prefeitura e demos uma certa urbanização na sede. E claro que trabalharemos onde houver maior necessidade de intervenção do poder público. Mas, não temos a ilusão e nem queremos criar expectativa de podermos resolver todos os problemas da noite para o dia. Mas iremos trabalhar em todo o município conforme as necessidades e possibilidades.

Transparência

Quando fui prefeito dei atenção à questão da transparência dos atos da administração municipal de Paço do Lumiar. Lembro que ao término do meu mandato entreguei um relatório de gestão numa época em que nem era exigência legal e não havia esse debate sobre portal da transparência, demonstrando toda a situação do município, tudo o que foi feito, todas as contas do município. Ressalto, ainda, que todas as contas dos anos da minha gestão foram devidamente aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Nunca respondemos nem de longe a qualquer denúncia de corrupção.

Odebrecht Ambiental

O que eu posso garantir em relação a essa questão é que da forma como está não vai ficar. Vamos estudar o contrato, verificar as cláusulas para saber como o poder público vai intervir e garantir uma tarifa social.

Mensagem

A mensagem que deixo aos luminenses é de tranquilidade. Acho que não podemos antecipar o destino. A eleição está nas mãos de Deus e, claro do povo, e cabe a população decidir sobre o que e quem é melhor para o município. Acreditamos que temos as melhores propostas, sabemos como fazer, temos o compromisso e povo sabe que quem vai administrar a cidade é o Gilberto e não um preposto. O problema das últimas administrações foi que quem administrou o município não foi o prefeito, mas outras pessoas. E talvez aí as raízes de todos os males. Repito: quem vai administrar Paço do Lumiar é Gilberto e não outra pessoa, esposa, filho, amigo etc. Se eleito, você, eleitor, tem de quem cobrar: Gilberto Aroso.

Tudo sobre


Comente esta reportagem